Já ouviu falar em revelador de placas bacterianas? Veja como funciona
O revelador de placa bacteriana, detecta quais dentes não estão sendo higienizados corretamente. É um produto muito utilizado nos consultórios odontológicos, pois proporciona um resultado eficiente para o tratamento da saúde bucal dos pacientes.
Os reveladores podem ser considerados uma solução para os diversos contratempos bucais, como cárie, gengivite e tártaro. Além disso, tanto o dentista quanto o paciente podem encontrar, com o revelador, problemas que não são visíveis a olho nu. Quer saber mais sobre essa ferramenta? Continue a leitura e tire suas dúvidas!
Para que servem os reveladores de placas bacterianas?
A placa bacteriana, também conhecida como biofilme, é uma aglomeração de bactérias na região do dente e da gengiva. Caso não seja feita uma higienização correta para eliminar esses microrganismos, a saúde bucal pode ficar afetada. Para detectá-los com mais precisão, são utilizados os reveladores de placas bacterianas.
O produto colore os locais para que você consiga remover com eficiência as bactérias. É um importante aliado para os pacientes que acumulam placa bacteriana com facilidade ou que utilizam aparelho ortodôntico.
O revelador também pode ser usado por pessoas que não apresentam risco de desenvolver doenças gengivais, já que ele pode ser aplicado apenas para verificar se a higiene dos dentes está sendo feita de forma correta.
Quais os tipos de revelador de placas bacterianas disponíveis?
Existem diferentes tipos de reveladores de placas bacterianas disponíveis no mercado: solução, fio, cotonetes e tablete. Todos apresentam as mesmas funções, mas a principal diferença entre eles é a maneira de aplicação.
Veja, a seguir, a maneira de aplicação de cada um.
- solução: basta bochechar a solução por cerca de 30 segundos para que ela mostre a presença de placas bacterianas;
- fio: funciona como um fio dental, sendo necessário passar entre os dentes;
- cotonete: basta esfregá-lo nos dentes para detectar as bactérias;
- tablete: é preciso mastigá-lo por alguns segundos para que os microrganismos sejam revelados.
Como é a aplicação do produto?
Como vimos, é preciso bochechar, mastigar ou esfregar o revelador por cerca de 30 segundos. Em seguida, os dentes, gengivas e língua podem ficar vermelho, azul ou roxo (isso dependerá do produto utilizado).
As regiões com elevado acúmulo de placa bacteriana apresentam uma tonalidade mais forte. Dessa forma, será necessário realizar um processo de limpeza mais eficiente. É válido ir até uma clínica odontológica para realizar uma profilaxia capaz de reduzir a quantidade de bactérias.
O que considerar para escolher um bom revelador de placas bacterianas?
Para escolher a placa que satisfaça suas necessidades, é fundamental avaliar a maneira de aplicação de cada uma e a quantidade presente na embalagem. Normalmente, os pacientes escolhem os reveladores do tipo solução ou fio, pois essas opções podem ser aplicadas facilmente durante a rotina de escovação.
É possível encontrar a placa reveladora em farmácias, mas, se tiver dúvida a respeito de sua utilização, é preciso consultar o dentista.
Portanto, o revelador de placas bacterianas é um importante aliado para as pessoas que desejam manter a saúde bucal, um sorriso bonito e os dentes saudáveis. Com ele, é possível perceber rapidamente qualquer problema que possa afetar os dentes e, consequentemente, buscar pelo tratamento mais adequado.
Gostou do post? Então, aproveite para acompanhar mais novidades em nossas redes sociais, estamos no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn.
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”