4 sintomas da herpes labial em que você deve ficar de olho
Você sabia que é possível que você tenha um vírus e nem desconfie disso? Essa é uma situação que pode acontecer com muitas pessoas, especialmente quando falamos sobre a herpes.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 65% da população com menos de 50 anos é portadora do vírus. E muitas pessoas nem sabem disso! Portanto, é muito importante que a gente entenda quais são os sintomas da herpes labial.
Pensando nisso, preparamos um conteúdo para tirar as suas principais dúvidas sobre o tema e ajudá-lo a lidar com esse problema, caso ele venha a aparecer. Boa leitura!
O que é a herpes?
Antes de falarmos sobre os sintomas, é importante discutirmos sobre o que é a herpes labial. Como o nome já indica, é um tipo de herpes que afeta a região bucal. O seu causador é o vírus Herpes simplex.
A maioria das pessoas entra em contato com esse vírus durante a infância e, em boa parte dos casos, ele fica inativo ao longo de toda a vida do paciente. Ou seja: você não apresenta qualquer tipo de sintoma.
No entanto, algumas pessoas podem desenvolver sintomas em momentos específicos, como durante quedas de imunidade ou períodos de muito estresse. Por isso, a herpes não é um sinal de má higiene bucal.
Quais são os principais sintomas da herpes labial?
Veja, agora, alguns dos sintomas que estão associados com esse problema!
1. Vermelhidão nos lábios
A vermelhidão nos lábios é um dos primeiros sintomas relacionados com a herpes labial. Vale a pena ficar de olho!
2. Rachadura nos lábios
Outro sinal bem característico é a presença de rachaduras, causadas pela sensibilidade na região.
3. Coceira e ardência
Vermelhidão e rachaduras são o combo perfeito para o surgimento de dor, coceira e ardência. No entanto, esses sinais são bem inespecíficos e devem ser avaliados
4. Feridas e bolhas
Por fim, outro sintoma muito comum (e possivelmente o mais conhecido) da herpes labial diz respeito às feridas e bolhas formadas nos lábios, normalmente nos cantinhos. Ao contrário da afta, é bem improvável que elas apareçam do lado de dentro da boca.
O que fazer caso a herpes apareça?
Caso você apresente algum desses sintomas, o ideal é buscar o apoio de um profissional da Odontologia. Para isso, não deixe de escolher um dentista qualificado e que possa te ajudar! Ele poderá prescrever o tratamento adequado.
E, claro, não deixe de cuidar da sua higiene bucal até o dia da consulta. Outra dica é evitar o compartilhamento de objetos (como copos e talheres) com as pessoas da sua casa.
Como podemos ver, os sintomas da herpes labial podem aparecer e deixar as pessoas com desconforto e dor. Então, é preciso tratar esse problema! Caso note algum sinal suspeito, converse com o seu dentista de confiança. E não se esqueça de que você pode contar com a gente!
Por falar nisso, que tal aproveitar e acompanhar a Odonto Company nas redes sociais? Assim, você fica por dentro de mais notícias e dicas para cuidar da sua saúde. É possível nos encontrar no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn. A gente se vê por lá!
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”