Por que o agendamento virtual é importante para a presença digital
O mercado digital é um novo expoente do cenário global. As pessoas mudaram seus hábitos de forma considerável, passando a utilizar celulares e smartphones como instrumentos de informação e diversão. No mercado empresarial, não é diferente, já que a presença digital deixou de ser algo recomendado para se tornar indispensável.
Pensando nisso, preparamos este material, com diversas informações para que você entenda como o agendamento virtual pode ajudar a ter maior presença digital. Então, não perca mais tempo e confira!
O que é presença digital?
Inicialmente, é fundamental ter em mente qual o significado e importância desse fator. A presença digital nada mais é do que a adoção de estratégias para estar presente e relevante nas mídias sociais e demais canais online.
Além disso, esse conceito revela a importância do uso das ferramentas corretas para o ganho de confiabilidade e relevância do seu negócio na internet. A presença digital tem um impacto significativo no atendimento e no dia a dia comum de uma empresa.
A ascensão de bots (robôs de atendimento online) e o crescimento dos suportes online são alguns exemplos dessa nova realidade. Assim, diversas empresas passaram a gerenciar seus fluxos de atendimento, com maior ganho de escala e produtividade. Além disso, é possível aumentar a captação de leads — clientes em potencial — para efetuar mais vendas e desenvolver a sua empresa.
Tudo isso revela como os empreendimentos só tendem a ganhar com a presença digital e podem fechar muitos negócios com a adoção dessa estratégia. Agora, vamos partir para a prática do processo: como é possível começar a sua presença digital? Para descobrir a resposta, continue a leitura!
Relacionamento
A base inicial para qualquer venda é o relacionamento. Afinal, é a partir desse ponto que uma oferta pode ser oferecida para solucionar o problema do cliente em potencial. O conteúdo é responsável por alcançar novos compradores e despertar a atenção dessas pessoas.
Partindo desse princípio, fica fácil compreender como é necessária uma progressão na esteira de vendas. O cliente precisa se manter interessado pelo seu produto ou serviço. Nessa etapa, há entrada do papel do relacionamento, pois pode ocorre um aumento na captação e qualificação dos seus leads.
Isso possibilita um melhor engajamento, para tornar as pessoas passíveis de conhecerem seu trabalho. Para tanto, é preciso ter algumas perguntas muito bem definidas para obter sucesso nessa etapa, por exemplo:
- O que essas pessoas buscam?
- Quem são elas?
- O que esperam da sua marca?
- Como seu produto/serviço pode melhorar a vida delas?
De posse desses dados, torna-se mais prático iniciar um diálogo com altas chances de sucesso na abordagem. Fique atento a isso!
Conteúdo
Como já foi dito de forma breve logo acima, o conteúdo é o elemento gerador de um relacionamento. Logo, o marketing de conteúdo é uma linha de grande evolução no mercado digital. A criação de blogs e sites são exemplos clássicos da adoção desse tipo de estratégia.
O ponto inicial para qualquer produção de conteúdo é a criação da persona ou das personas. Você sabe o que é isso? Trata-se de representações semi-fictícias do seu cliente ideal, ou seja, é uma análise do seu comprador-alvo. Após essa definição, é necessária a determinação de qual estratégia será adotada.
A criação de blogs informativos e otimização SEO com materiais de qualidade são ferramentas muito interessantes para quem deseja alavancar a sua presença digital. Portanto, analise, pesquise e aplique as melhores opções, que estejam dentro da realidade financeira e operacional da sua empresa, é claro. Mas é certo que todo negócio deve ter a presença digital como uma de suas estratégias mais vitais.
Posicionamento
Para conquistar um posicionamento relevante na internet é fundamental ser coerente. O desenvolvimento da sua linha de comunicação deve ser comum aos canais adotados. Logo, manter a mesma linguagem, o mesmo tom e uniformidade no discurso garantem o sucesso neste tópico.
Uma outra dica muito interessante é se cadastrar no Google Meu Negócio, uma ferramenta gratuita e que permite gerenciar como sua empresa aparece nos produtos do Google. É válido lembrar que o Google é o site de busca mais acessado do planeta. Então, é bem provável que seu cliente faça pesquisas nessa plataforma, revelando a necessidade de um gerenciamento efetivo e próximo.
O que é o agendamento virtual?
Trata-se de uma forma simples, prática e inovadora de realizar o processo tradicional de marcação de consultas, reuniões e outros compromissos. As clínicas podem se beneficiar da adoção dessa tecnologia, que aproxima e retém os pacientes no seu negócio.
No caso de clínicas, as vantagens do agendamento virtual não ficam restritas somente aos pacientes, já que médicos e profissionais da recepção/operacionalização também podem se beneficiar da adoção desse novo processo.
Como funciona?
Na grande maioria das vezes, o serviço funciona integrado ao sistema de gestão da clínica. No agendamento virtual, a secretária ou o próprio cliente/paciente faz a marcação da consulta em um site ou plataforma disponibilizada.
Assim, as informações ficam salvas no software de gestão e são disponibilizadas em ordem hierárquica e de acordo com os horários definidos. Sistemas em nuvem possibilitam a marcação ou desmarcação pela internet de forma segura e prática.
Mas qual seu objetivo maior?
O objetivo maior do agendamento virtual é desburocratizar o atendimento ao cliente e os agendamentos de consultas em clínicas. Afinal, a lentidão na hora de realizar esse processo pode colocar em risco toda a estratégia do seu negócio. Praticidade, intuitividade e organização são as características primárias para um bom sistema.
Sendo assim, quem pretende alavancar sua clínica e se profissionalizar cada vez mais, não pode deixar de adotar essa estratégia. Juntamente com uma boa presença digital, sua empresa só tende a colher bons frutos e alcançar novos clientes.
Ao longo do material, foi possível descobrir como a presença digital é um fator de extrema importância para os negócios do século XXI. Logo, não deixe de implementar esse processo na sua clínica e ver na prática o quanto seu sistema de agendamento pode ser melhorado.
Gostou do artigo? Então, curta nossa página no Facebook agora mesmo para não perder nenhuma novidade aqui do blog!
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”