4 desafios de abrir uma clínica odontológica e como superá-los
É comum que depois de algum tempo de atividade, o dentista queira ter seu próprio negócio, mas nem todos estão prontos para lidar com os desafios de abrir uma clínica odontológica. Isso porque, durante a faculdade, os alunos têm pouco ou nenhum contato com conteúdos sobre gestão e empreendedorismo.
Mas isso não é motivo para desanimar, pois há diversos dentistas empreendedores de sucesso e, certamente, você conhece alguns deles.
Neste post, você descobrirá 4 dos maiores desafios de abrir uma clínica odontológica e receberá dicas de como superar essas adversidades. Confira!
1. Habilidades que não estão ligadas à área odontológica
Para se tornar um bom profissional, é essencial fazer cursos de especialização, participar de workshops e treinamentos rápidos na área odontológica. Além disso, com uma rotina de atendimentos “puxada”, nem sempre o dentista encontra tempo disponível para investir em outras áreas, como gestão, empreendedorismo, finanças etc.
Esse fator deixa muitos dentistas inseguros em relação à abertura de uma clínica. Uma boa forma para se capacitar é buscar cursos específicos, como especialização em gestão, marketing, finanças e empreendedorismo. Dessa forma, você conseguirá ter uma visão de como é iniciar um negócio e angariar pacientes, além de administrar sua clínica.
2. Capital para começar o negócio
Talvez este seja um dos maiores desafios para abrir uma clínica odontológica. Para começar, é preciso fazer um investimento alto em equipamentos, locação ou compra de imóvel, reforma, contratação de funcionários, capital de giro, entre outros custos necessários para a abertura de um negócio.
Nesse caso, o ideal é fazer uma pesquisa para saber quanto será necessário investir na abertura da clínica e criar um planejamento financeiro para ter o dinheiro na hora certa. Recorrer a um empréstimo é uma alternativa, desde que os juros praticados pelo banco ou financeira não sejam muito altos.
Ainda, formar sociedade com outros profissionais também é uma saída, pois a clínica pode atender mais especialidades e os custos ficarão menores para cada sócio.
3. Contratar e treinar a equipe
Encontrar profissionais qualificados para trabalhar é outro grande desafio de abrir clínica odontológica. Dentistas que sempre trabalharam em estabelecimentos de terceiros nunca precisaram se preocupar com essa questão. Por isso, quando chega o momento de contratar e treinar sua própria equipe, vêm as dúvidas e inseguranças.
Para contornar essa situação, você pode contratar empresas especializadas em recrutamento e seleção. O treinamento da equipe pode ser feito por um dos franqueados mais experiente, caso tenha optado pela sociedade. Se não, peça ajuda de colegas empreendedores, pois eles saberão dar boas dicas em relação ao assunto.
4. Atrair e reter pacientes
Saber como atrair e reter pacientes também é um grande desafio para dentistas empreendedores, afinal, sem pessoas para atender, a franquia não sobrevive. Além disso, a concorrência na área é muito grande, basta observar quantas clínicas odontológicas existem no seu bairro. Mas com bons conhecimentos em marketing ou com uma excelente assessoria, é possível driblar essa situação e ficar com a agenda sempre cheia.
Esses são os principais desafios de abrir uma clínica odontológica, mas todos eles podem ser superados. Uma boa alternativa para quem é inexperiente no ramo do empreendedorismo é optar por uma franquia. Isso porque a franqueadora oferece todo o suporte necessário, desde a escolha do ponto comercial até a manutenção do negócio, o que facilita muito a vida de empreendedores inexperientes.
Gostou do post e quer saber como se tornar um franqueado OdontoCompany? Entre em contato agora mesmo e fale com um consultor!
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”
fevereiro 8, 2021 às 6:52 pm
Gostaria de saber valor sobre a franquia, e as cidades disponíveis para montar
Cel (34) 99140-7917