Por que o dente dói? Explicamos tudo para você!
Manter bons hábitos com a higiene bucal é fundamental para garantir a saúde dos nossos dentes, mas, mesmo tomando esses cuidados, você ainda pode sofrer com dor intensa nos dentes. Isso acontece porque ela nem sempre está relacionada a um dente estragado ou bactérias específicas.
Nas horas do sofrimento, é comum tomar um analgésico e esperar o desconforto passar, no entanto, muitas pessoas fazem isso e se esquecem de voltar ao dentista para investigar a causa da dor. É preciso entender por que o dente dói e cuidar da raiz do problema, garantindo, assim, que ele não traga maiores prejuízos.
Quer conhecer quais as causas da dor de dente e o que deve ser feito em cada situação? Nós listamos para você os principais motivos. Confira abaixo!
Quais são as principais causas da dor de dente?
Cáries
A cárie é o principal fator relacionado às queixas de dores nos dentes. Isso porque muitas pessoas não contam com uma higiene bucal regrada e consomem mais açúcar industrializado do que deveriam.
Quando a higiene bucal não é feita de forma correta, o açúcar acumulado nos dentes permite a reprodução de bactérias que vivem na boca. Esses organismos — principalmente a Streptococcus mutans — são responsáveis por liberar ácidos que desmineralizam o esmalte dentário, causando buracos na superfície dos dentes. A dor acontece porque esses buracos ficam muito fundos e acabam alcançando a dentina, ou até mesmo a polpa do dente, estimulando os nervos.
A melhor forma de prevenir o aparecimento das cáries é impedindo que as placas bacterianas se formem, realizando uma boa higiene bucal, ao menos 3 vezes ao dia, evitando o excesso de alimentos e bebidas açucaradas e visitando seu dentista regularmente.
Nos casos em que a cárie já está instalada, é preciso realizar tratamentos de restaurações e aplicação de flúor. O tratamento de canal é indicado quando a polpa do dente já está comprometida.
Inflamação na gengiva
Nem todas as dores são causadas especificamente por problemas nos dentes. Doenças nas gengivas, como a gengivite e a periodontite, também podem causar fortes desconfortos e chegam de forma silenciosa.
A gengivite é uma inflamação da gengiva que, se não tratada, pode evoluir para a periodontite. Nesse estágio, ocorre uma reabsorção do osso, criando um espaço chamado de bolsa periodontal. O avanço dessa perda óssea afeta a polpa do dente, provocando infecção, dores fortes e abcessos, causados pela formação de bolsas de pus.
A infecção também pode levar à retração gengival, ou seja, a quantidade de gengiva que cobre o dente se retrai, deixando as raízes expostas e os dentes, aparentemente, mais longos. Esse problema, além de muitas dores, pode ter consequências graves em casos mais avançados, levando à danificação do osso, do tecido do maxilar e, até mesmo, à perda da dentição.
A gengivite é causada, principalmente, pelo acúmulo de placa bacteriana, por isso, a melhor forma de prevenir o problema é por meio de uma boa higiene bucal. Caso note vermelhidão e sangramentos recorrentes nas gengivas, o paciente deve procurar um dentista para que a inflamação não evolua para uma infecção. Em casos mais graves, pode ser necessário recorrer a uma cirurgia gengival de enxerto.
Desgaste do esmalte dentário
A sensibilidade causada pelo desgaste do esmalte dentário é outra queixa comum que incomoda muitos pacientes. Nesses casos, a dor costuma ser mais aguda ao consumir alimentos frios, quentes e doces, bem como ao tocar no dente.
Powered by Rock Convert
Essa sensibilidade pode ocorrer por duas razões, alimentação inadequada com excesso de produtos corrosivos e escovação muito forte associada ao uso de cremes dentais muito abrasivos. O tratamento do problema inclui o uso de produtos específicos, aplicação de flúor e laser terapêutico em consultório.
Bruxismo
O bruxismo é uma desordem funcional bastante comum que consiste em apertar e ranger os dentes de forma involuntária. Ele pode acontecer tanto durante o sono quanto quando a pessoa está acordada.
A desordem, além de provocar dores nos dentes, mandíbula e cabeça, também pode contribuir para o desgaste prematuro do esmalte e causar fraturas, sensibilidade e hipertrofia dos músculos da mastigação.
O bruxismo não tem cura, por isso, o tratamento tem como objetivo o alívio da dor e a prevenção de futuros problemas. O uso de protetores bucais e placas de silicone é indicado para reduzir o desgaste dos dentes.
O problema também pode estar relacionado a fatores emocionais, servindo como válvula de escape em momentos de pressão e crises de ansiedade. Nesses casos, o ideal é associar o tratamento com atendimento psicoterapêutico.
Traumas
Os traumas também podem causar dores nos dentes, principalmente em crianças, como consequência de quedas, tombos e acidentes. Em adultos, as situações mais recorrentes estão relacionadas à prática de esportes.
É comum que o paciente não note nenhuma rachadura e, por isso, não procure um médico com urgência. Contudo, caso a lesão atinja a dentina ou a polpa dentária, as dores aparecerão ao morder e mastigar.
Caso perceba os sintomas, evite mastigar e procure um dentista imediatamente. Ele poderá fazer um diagnóstico preciso por meio da radiografia e indicar o melhor tratamento de acordo com o dano causado.
Dente do siso
Os estágios de nascimento do dente do siso também são responsáveis por causar dores e incômodos. A erupção do dente e os deslocamentos provocados por ele para driblar a falta de espaço são alguns dos motivos da dor aguda, no entanto, a principal razão da sensação é a inflamação da gengiva, difícil de ser acessada durante a higienização.
A dor pode passar e retornar de acordo com a inflamação e, por isso, o mais indicado em casos de siso dolorido é realizar a extração em consultório, para evitar futuras complicações.
Qual a importância de tratar quanto antes a dor intensa nos dentes?
É comum que as pessoas procurem maneiras de tratar a dor intensa nos dentes. Uma delas é adotando tratamentos caseiros, por exemplo, a utilização de medicamentos por conta própria.
Os medicamentos analgésicos, em especial, podem sim aliviar a dor intensa nos dentes. No entanto, esse recurso deve ser apenas momentâneo, uma vez que esses medicamentos não eliminam o problema.
Além disso, o uso dos medicamentos pode mascarar o diagnóstico sério. Sem contar que, quando isso é feito de maneira indiscriminada, pode ocasionar intoxicação e sobrecarregar o funcionamento dos rins e fígados.
Além do mais, quando o paciente procura o tratamento, é possível reduzir as chances de evolução do problema. Por exemplo, se a dor é provocada por uma restauração que infiltrou, é importante tratar quanto antes para que essa obturação não acabe expondo a raiz do dente, o que pode provocar um problema mais grave.
Dessa maneira, realizar o tratamento antecipadamente pode reduzir a chance de agravamento da situação. Além de que o paciente economiza mais dinheiro, pois ele evita gastar em reparações que provavelmente demandarão maior custo de tratamento.
Como é feito o diagnóstico da dor intensa nos dentes?
O diagnóstico é feito por um profissional da área, ou seja, um dentista. Ele vai realizar perguntas a respeito das condições gerais de saúde do paciente. Por exemplo, indagará se o paciente fez tratamento de canal, tem histórico de fraturas nos dentes e quais são os hábitos de higiene dele.
Em seguida, o dentista pode solicitar exames complementares, como radiografias, que permitem identificar mais profundamente a situação do dente.
A compressa fria pode ajudar a reduzir a dor intensa nos dentes?
A dor intensa nos dentes pode ser amenizada utilizando uma compressa fria. Ela pode ser preparada com um saco de gelo enrolado em uma toalha e ser aplicada no lado afetado do rosto. A compressa fria auxilia na contração dos vasos sanguíneos.
Como ter uma excelente saúde bucal?
Como vimos, a dor de dente pode ter várias razões. O mais importante é sempre manter a saúde bucal para evitar o surgimento de problemas que comprometam os dentes.
Nesse sentido, vamos conferir um passo a passo para uma higienização perfeita:
Escove os dentes ao menos três vezes ao dia
Remover os resíduos alimentares da boca é uma maneira de evitar que bactérias que podem provocar dor intensa nos dentes se proliferem. Nesse sentido, é fundamental escovar os dentes após as refeições ou ao menos três vezes por dia.
A escova deve ser de cerdas macias e cabeça arredondada. Além disso, deve ser trocada a cada três meses ou quando as cerdas estiverem desgastadas.
Não deixe de escovar a língua
Muitas pessoas acham que escovar os dentes já é o suficiente para eliminar a sujeira da boca. Mas, na verdade, a língua é um grande depósito de bactérias que podem migrar para a região da gengiva e dos dentes. Por isso, é importante fazer a limpeza da língua utilizando, de preferência, um limpador lingual.
Não se esqueça do fio dental
O fio dental é outro recurso realmente importante para manter a saúde dos dentes. Ele atua na limpeza das regiões onde a escova não consegue alcançar e, deve ser utilizado pelo menos uma vez ao dia.
Essas foram algumas informações sobre dor nos dentes. Lembre-se de que a saúde bucal pode ser potencializada com as visitas frequentes ao dentista. Somente esse profissional conseguirá fazer um diagnóstico a respeito da saúde dos seus dentes e indicar tratamentos. Por exemplo, é possível realizar limpeza e outros procedimentos necessários para a manutenção da vitalidade dos seus dentes.
Gostou deste artigo? Quer receber diretamente em seu e-mail outros conteúdos interessantes? Assine a nossa newsletter!
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”
outubro 23, 2019 às 7:06 pm
Achei a clínica mto Boa
julho 16, 2020 às 1:45 pm
Oi, Amélia. Como vai você? É muito gratificante saber que você gostou da OdontoCompany. Trabalhamos diariamente para tornar a vida de nossos clientes melhor!
janeiro 16, 2021 às 10:17 am
obturei um dente a 5 dias desde de então ele doi muito, e agora não posso encostar nele que ele doi, o que pode ser , pq a cárie era bem profunda
março 28, 2021 às 2:02 am
Excelente explanação sobre dores dentárias, tomando os cuidados de higiene bocal evitamos sérios problemas…
abril 7, 2021 às 12:08 pm
Obrigada!!! Continua nos acompanhando!
abril 17, 2021 às 5:00 pm
Meus dente ta tudo doendo eu acho que vo estrair tudo o que axa doutor mim da uma sugestao
abril 19, 2021 às 1:31 pm
Olá Marinete, como vai? Vamos dar um jeito nisso aí? Procure a OdontoCompany mais próxima de você para avaliarmos a sua situação pelo link https://odontocompany.com/
agosto 21, 2021 às 11:18 am
Tive um dente desgastado pela broca pelo dentista para finalizar a restauração do antagonista.Depois disso esse dente desgastado passou a doer e a dor só tem aumentado.Fiz um raio X e o mesmo parece perfeito.O que pode estar causando esse dor intensa?
agosto 23, 2021 às 12:32 pm
Olá Marta, como vai? Uma das causas pode ser infiltração. A infiltração acontece quando as bordas das restaurações dentárias, sejam elas em amálgama ou resina apresentam pequenas fraturas ou perda no selamento que resultam em fendas entre o dente a restauração dentária. Um dos sintomas disso é dor ou aumento da sensibilidade a alimentos frios, quentes ou ácidos nos dentes. Lembrando que, isso é uma hipótese. A dor é um sinal de que algo não vai bem. O mais recomendado é que procure o seu dentista e analise novamente o que está acontecendo.