Por que é tão importante fazer check-up odontológico?
Você se preocupa com sua saúde bucal? Além de escovar os dentes após as refeições e antes de dormir, também faz o check-up odontológico? Muitas pessoas se esquecem de realizar consultas regulares ao dentista e, dessa forma, acabam descuidando da prevenção.
Pacientes de todas as idades devem fazer um acompanhamento periódico da saúde bucal para garantir um sorriso saudável e também bonito. Quer entender melhor a importância do check-up odontológico, o que é feito nessa consulta e por que você não pode deixar de fazer essa prevenção? Confira nosso post!
Qual a importância do check-up odontológico?
O check-up odontológico é uma consulta preventiva e vai evitar que um simples problema bucal se transforme em um tratamento mais longo, podendo exigir até mesmo uma cirurgia. No entanto, muitos pacientes só se lembram do dentista quando estão com algum incômodo, ou seja, com alguma doença já instalada.
É essencial incluir essa consulta na agenda de toda a família e, assim, fazer o acompanhamento periódico dos dentes e de todas as estruturas da cavidade oral para que estejam sempre saudáveis.
Como é feito esse procedimento?
Em primeiro lugar, é preciso deixar claro que o check-up odontológico não leva muito tempo. É uma consulta na qual o dentista faz uma avaliação dos dentes, gengivas e de todas as estruturas da boca, a fim de verificar se está tudo em ordem.
Ele realiza também a profilaxia, que é aquela limpeza mais completa, na qual se utiliza uma pasta especial e bicarbonato de sódio, deixando o sorriso mais bonito e brilhante. No atendimento, é feita ainda a aplicação de flúor, que vai proteger os dentes das bactérias que causam cáries e evitar o enfraquecimento do esmalte dentário.
Se houver muita placa bacteriana e tártaro no sorriso, o especialista realiza também a raspagem, eliminando essa camada. Em alguns casos, ele pode solicitar uma radiografia para se certificar de que não há nenhum problema escondido. É muito comum, por exemplo, que as cáries se desenvolvam entre os dentes e só o exame pode fazer essa detecção.
Com qual frequência deve ser realizado?
Geralmente, a recomendação é que o check-up odontológico seja realizado a cada 6 meses. No entanto, a melhor frequência para cada paciente vai depender da orientação do dentista ao avaliar as condições bucais e histórico de cada caso.
Pacientes que usam aparelho ortodôntico ou colocaram implante dentário devem fazer um acompanhamento mais regular. Quem apresenta doença periodontal crônica precisa visitar o dentista a cada 4 meses, por exemplo.
Por quais motivos você precisa fazer esse check-up?
Veja a seguir por que você não deve descuidar dessas consultas preventivas.
Procedimento simples
O atendimento no check-up odontológico é bastante simples, porém fundamental para a prevenção de diversos problemas bucais.
Diagnóstico de doenças
Em vez de procurar o dentista somente quando está com dor, ou seja, quando a cárie já avançou bastante, que tal descobrir esse tipo de problema no início? A consulta regular permite fazer o diagnóstico de doenças em estágios iniciais, evitando que uma cárie superficial tome conta de todo o dente, necessitando, por exemplo, de um tratamento de canal.
Uma simples inflamação na gengiva também será tratada de forma rápida, evitando que a gengivite avance para uma periodontite, infecção que atinge as estruturas de sustentação do dente.
Estética do sorriso
Com esse acompanhamento, o paciente fica conhecendo os tratamentos estéticos, como facetas dentárias e clareamento dental e, assim, sabe que pode transformar o sorriso. O dentista pode falar sobre como funciona os procedimentos e esclarecer sobre os resultados. Caso ele não seja especialista no tratamento, indica para algum profissional de confiança.
Orientações de saúde bucal
Ao avaliar sua boca, o dentista consegue saber se você está realizando a escovação de maneira correta. Assim, caso necessário, pode orientar sobre as melhores práticas.
Comece a se planejar e inclua o check-up odontológico na sua agenda de saúde. A dica é procurar por clínicas de referência, ou seja, que contem com profissionais qualificados para que você receba o melhor atendimento.
Gostou do nosso post? Quer acompanhar outros temas de saúde bucal? Então saiba quando o uso da resina nos dentes é necessário e quais os seus benefícios!
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”
agosto 16, 2021 às 2:12 pm
Quando vamos agendar uma consulta os planos falam a especialidade que desejamos. Cada nome mais bonito que o outro, oque o leigo quer é ser atendido. Oque vai ser necessário e a busca por especialidades irá ocorrer a partir desse contato. Onde o próprio profissional pode indicar um colega. Agora na hora de marcar consulta, qual profissional escolhemos na lista? ( Endo,Proto,Buço,Perio) Desde já grato.