Agende sua avaliação

Quais são os principais tipos de restauração dentária?

Tempo de leitura 6 min

O dente é, sem dúvidas, uma das estruturas mais importantes do nosso organismo para a mastigação e a digestão dos alimentos. Por isso, quando eles estão deteriorados, seja por algum trauma ou cáries, é importante cuidar e fazer uma restauração quanto antes.

A restauração dental é um procedimento muito importante tanto para estética quanto para a saúde dos dentes. Ela tem a função de restaurar os dentes em caso de fraturas, traumas ou cáries, reconstituindo as funções mastigatórias e aumentando a qualidade de vida do paciente.

Mas, afinal, você sabe como funciona a restauração dentária? Quais são os tipos existentes e quando ela é necessária? Sabe também quais são as suas vantagens e quais as consequências da negligência dos primeiros sinais?

Neste post, você vai descobrir tudo isso e muito mais, para ficar com o sorriso dos sonhos. Continue a leitura e confira!

O que é uma restauração dentária?

Uma restauração (ou obturação) é um procedimento que faz com que o dente afetado pela cárie ou trauma seja revigorado e volte à sua função normal. O dentista remove a estrutura afetada, aplicando uma massa, geralmente de resina, para preservar a função e melhorar a estética do sorriso.

Ao limpar e tratar essas áreas afetadas, são fechados os buracos onde as bactérias podem se infiltrar, impedindo que surja uma cárie oculta e prevenindo uma deterioração ou até mesmo uma restauração maior e mais invasiva posteriormente.

Veja a seguir mais detalhes sobre como funciona esse procedimento e quais materiais podem ser usados.

Como funciona esse procedimento?

O dentista remove a parte deteriorada do dente e preenche o espaço com materiais próprios para o tratamento, dando forma ao dente, evitando o acúmulo de bactérias na região e prevenindo doenças mais graves. Dependendo do caso, existem duas técnicas de restauração que podem ser utilizadas, a direta e a indireta. Confira a seguir mais detalhes sobre cada uma delas.

Restauração direta

Esse tipo de restauração dentária é feito em casos mais simples, pois o material é aplicado diretamente no dente do paciente. O primeiro passo é utilizar brocas para a remoção da área deteriorada, para o desgaste de esmalte e dentina. Após, o dentista faz a limpeza da área e a preenche com um material restaurador.

Vale ressaltar que esse procedimento não é indicado quando a cavidade afetada é muito profunda ou quando está muito próxima à gengiva. Nesses casos, é mais indicado fazer a restauração indireta ou outros tratamentos específicos recomendados pelo dentista.

Restauração indireta

A restauração indireta é recomendada quando o dano é muito profundo e o local a ser restaurado é muito grande. Por isso, ela é feita fora da boca do paciente, para posterior encaixe. O procedimento funciona da seguinte forma:

  1. o dentista prepara o local;
  2. é feita uma moldagem do dente;
  3. essa moldagem é encaminhada para um laboratório de prótese para a confecção;
  4. é feita a cimentação da restauração no local, ajustando e fixando a peça protética.

Para que serve?

Os dentes são estruturas muito importantes tanto para a trituração dos alimentos quanto para a articulação das palavras. Portanto, se eles estão danificados, isso pode ser muito prejudicial ao organismo.

A restauração dentária tem a função de restaurar a integridade dos dentes, devolvendo ao paciente a estética do dente e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida. Vale ressaltar que a cárie, caso não seja tratada, pode acarretar a perda do dente danificado, prejudicando a mordida, a estética e a saúde bucal como um todo.

Quais materiais são usados na restauração dentária?

Há diversos tipos de materiais que podem ser usados em uma restauração dentária. Não existe um único tipo ideal para todas as pessoas. Por isso, para saber qual o mais indicado para você, é recomendado marcar uma consulta com um profissional de sua confiança, para que ele avalie o caso e indique o melhor tratamento.

Entretanto, neste post, vamos focar em informar sobre os dois materiais mais utilizados pelos dentistas: a porcelana e a resina composta.

Porcelana

Esse tipo de restauração é mais indicado para fins estéticos, pois consegue manter um reparo invisível e sem quaisquer sinais de tratamento. Contudo, ele demanda um alto valor, haja vista que envolve custos adicionais com laboratórios.

Uma grande vantagem da utilização desse material na restauração é a sua grande durabilidade, sendo superior às restaurações de resina e amálgama. Além do mais, por ser uma técnica que não precisa de trocas constantes do material, os riscos de infiltração por bactérias diminui, prevenindo intervenções mais sérias, como o tratamento de canal ou até mesmo a extração do dente.

Resina composta

A resina composta é bastante utilizada pelos dentistas, pois tem uma boa durabilidade, alta resistência e um ótimo custo-benefício. Além do mais, é bastante prática, pois permite que a restauração seja concluída no mesmo dia.

Ela é feita da seguinte maneira: após a correta limpeza do dente e a retirada de todas as bactérias, é aplicado o material para o preenchimento. As resinas compostas apenas endurecem com um processo chamado de fotopolimerização, que se trata da emissão de uma luz azul sobre alguns compostos químicos, causando uma reação e endurecendo o material.

Outra grande vantagem de utilizar esse tipo de material é que ele pode ficar de uma cor bem próxima à cor natural do seu dente, favorecendo a estética do sorriso.

Quais os diferenciais da Odonto Company?

Com mais de 30 anos de mercado, a Odonto Company se destaca com técnicas avançadas de Odontologia, Estética, Dentística, Implantodontia e muitos outros procedimentos, fazendo o uso da melhor tecnologia para a obtenção de um resultado satisfatório. Por isso, a Odonto Company é referência em serviços de prevenção, tratamento e manutenção odontológica.

Agora que você já sabe como funciona e quais os tipos de restauração dentária, está esperando o que para agendar uma consulta agora mesmo? Os nossos profissionais são especialistas no assunto e estão bem preparados para atendê-lo com máxima excelência e profissionalismo.

Quer saber mais sobre isso? Então não perca tempo e entre em contato conosco para agendar uma consulta e conquistar o tão desejado sorriso dos sonhos!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.