Prótese overdenture: descubra mais sobre esse tratamento!

Tempo de leitura 6 min

O processo de perda dentária gera um impacto negativo na alimentação, no convívio social e na autoestima do paciente. Por isso, a odontologia, por meio dos avanços tecnológicos, buscou promover técnicas que fossem mais efetivas, visando a reparação duradoura dos dentes. Como exemplo, destaca-se a prótese overdenture.

A prótese tradicional foi criada na década de noventa, considerada uma solução para grande parte da população que sofria com a perda dos dentes. Com o passar dos anos, notou-se que, por serem removíveis, as famosas dentaduras geravam desconforto e em muitos casos ocasionava feridas orais. Esses problemas aumentavam as chances de os pacientes desenvolverem distúrbios alimentares e perda de peso.

Pensando nisso, técnicas de implante começaram a ser criadas, fazendo com que a prótese do tipo overdenture se tornasse cada vez mais comum. Deseja saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura!

Prótese sobre implante: tire todas as suas dúvidas sobre o assuntoPowered by Rock Convert

 O que é a prótese overdenture?

A dentição interfere de forma significativa em diversas áreas da vida. Ela é a sustentação de determinadas partes da face, como os lábios, além de influenciar a fala, a autoestima e a saúde oral. Por isso, a prótese dentária representa uma solução clínica efetiva para a falta de dentes. A prótese overdenture, em destaque, é uma técnica segura e que apresenta um custo-benefício superior em relação a outras próteses.

É considerada uma prótese removível, assim como a tradicional; porém, a sua instalação é baseada no implante de pinos de titânio que determinam a estabilidade da prótese. O implante do suporte permite, portanto, que o paciente se alimente sem se preocupar com a movimentação da prótese.

A indicação clínica para a utilização da prótese overdenture é dada ao paciente que apresentar uma perda dentária significativamente grande ou total. Apesar de a avaliação ser subjetiva, em alguns casos, esse tipo de técnica é a mais indicada. Por exemplo, em caso de desconforto por conta da prótese tradicional, de dificuldade de higienização e em pacientes com pouca estrutura óssea para fixação da estrutura de acrílico da dentadura.

É inevitável fazer comparações entre os tipos de prótese, por isso, preparamos um tópico só para esclarecer as principais diferenças entre as dentaduras tradicionais e a overdenture. Confira!

Quais são as principais diferenças entre os tipos de próteses?

Além da prótese overdenture, existe no mercado três outros tipos principais: a de protocolo fixo, a híbrida e a semifixa. A primeira a ser citada, apresenta como diferença principal a mobilidade da prótese. Ou seja, a fixação também se dá por meio de pinos de titânio, porém, a estrutura se mantém fixa no implante. Impedindo que a higienização seja feita de forma efetiva, como na overdenture.

A híbrida, em contrapartida, representa uma mobilidade semifixa, assim como a prótese overdenture. A diferença está na estrutura óssea do paciente, que nesse caso deve estar preservada, para que haja uma sustentação maior da prótese.

A semifixa é usada para uma situação clínica oposta da citada a cima. Visto que, de modo geral, ela é utilizada para substituir uma quantidade menor de dentes. Podendo escolhida em casos de implante unitário, por exemplo.

Powered by Rock Convert

Quais são os benefícios?

Removível

A prótese overdenture apresenta uma estrutura semifixa. Por isso, permite que o paciente retire a estrutura após a alimentação.

Powered by Rock Convert

Levando em consideração o público alvo desse produto, é importante lembrar que a saúde oral dos idosos é impactada pelas limitações do envelhecimento, por isso, o método removível se torna um aliado para manter a higiene preservada nessa faixa etária.

Facilita mastigação

A mastigação depende de diversos fatores para ocorrer de forma correta. Entre eles, destaca-se a dentição completa. Porém, é visto que próteses mal ajustadas ou com uma mobilidade intensa, geram um impacto semelhante ao da falta de uma arcada dentária completa.

Como a prótese overdenture utiliza implantes de titânio para permitir a fixação da estrutura de porcelana que forma os dentes, a fixação da dentadura se torna melhor. Favorecendo a mastigação de alimentos mais duros, como uma maçã.

Autoestima

É evidente que o sorriso molda as estruturas móveis do rosto, como os lábios e as bochechas. Por isso, a perda dos dentes gera um impacto negativo na autoestima e no convívio social da pessoa que tem a ausência de alguns dentes.

A prótese overdenture permite devolver os contornos naturais do rosto e, além disso, devido à segurança fornecida pela sua fixação pela placa de titânio, o paciente poderá viver a vida sem medo da sua prótese se mover em público. Melhorando ainda mais a autoestima do indivíduo.

Preço mais acessível que os implantes dentais

O preço médio dos implantes dentários faz com que os pacientes optem muitas vezes por próteses tradicionais. Isso porque, realizando um comparativo, o preço de um a dois dentes implantados pode equivaler a uma dentadura convencional.

Ao ser comparado com os outros métodos de substituição dental, a prótese overdenture se sobressai, pois permite um resultado efetivo, sem utilizar muitos implantes. Visto que a técnica se dá a partir da introdução de pinos de titânio, a fim de sustentar a estrutura da prótese. Com isso, o tratamento se torna mais acessível ao público devido ao custo mais baixo.

A utilização de próteses modifica, portanto, a forma com que o paciente convive em sociedade. Melhorando a autoestima e facilitando as interações em público. Porém, é necessário ter em mente que cada caso de perda dentária é individualizado.

Por isso, é importante ressaltar que procurar clínicas de confiança para avaliar a melhor solução para o sorriso do paciente deve ser o primeiro passo antes de se optar por uma linha de tratamento odontológico.

É importante buscar uma avaliação de um profissional do ramo da odontologia antes escolher o tratamento para substituição dentária. Em certos casos, há a necessidade de realizar exames complementares, como radiografia de face, a fim de verificar se o paciente possui estrutura óssea para realizar os procedimentos odontológicos.

Agora você entende a necessidade de escolher bons profissionais da área da odontologia antes de realizar um tratamento. Gostou de descobrir o papel que a prótese overdenture tem na saúde oral? Entendeu como o sorriso pode interferir na autoestima?

Se você aproveitou as informações, compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a ficarem por dentro do assunto!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.