Agende sua avaliação

Profilaxia dentária: como é feita e quais os seus benefícios?

Tempo de leitura 9 min

Conhece aquele ditado: “prevenir é melhor do que remediar”? Quando o assunto é saúde bucal, esse ditado nos mostra que a prevenção é sempre o melhor remédio. Por que esperar os problemas aparecerem, para buscar uma solução, quando você pode fazer isso antes?

Boas medidas preventivas podem fazer maravilhas para a sua qualidade de vida. Por exemplo, você já ouviu falar sobre a PROFILAXIA DENTÁRIA? Este é o nome dado aos trabalhos de prevenção da saúde bucal.

Continue a leitura e saiba como esse procedimento é feito, qual é a sua importância e muito mais.

Vamos lá?

O que é a profilaxia dentária e para quê ela serve?

A profilaxia dentária é um procedimento odontológico preventivo que visa à limpeza profunda dos dentes, removendo a placa bacteriana e o tártaro que se acumulam ao longo do tempo.

Enquanto a escovação regular e o uso do fio dental são essenciais para a higiene bucal diária, a profilaxia proporciona uma limpeza mais abrangente e eficaz, alcançando áreas de difícil acesso.

Quem pode fazer a profilaxia?

Todos os pacientes podem realizar a profilaxia dentária, seja crianças, idosos, gestantes, pessoas que utilizam aparelhos ortodônticos, entre outros.

No entanto, os procedimentos necessários durante a limpeza podem mudar conforme a faixa etária e os casos particulares de cada paciente. Por isso, a profilaxia é personalizada para cada um que vai até o consultório.

Quais são os benefícios da profilaxia dentária?

A profilaxia dentária é uma aliada essencial na promoção da saúde bucal, oferecendo benefícios que vão além da simples limpeza dos dentes. A seguir, aprofundaremos cada um desses benefícios. Leia os tópicos a seguir e confira!

Sorriso mais bonito

A beleza do sorriso é praticamente garantida com a profilaxia feita regularmente. Ela evita o acúmulo de placa bacteriana e as suas consequências — dentre elas, o desenvolvimento de doenças periodontais, gengivite, cárie, tártaro e outros problemas.

Combate ao mau hálito

Ninguém quer sofrer com mau hálito, isso é um fato! Então, uma boa limpeza com os cuidados diários são essenciais para evitar o acúmulo de bactérias na boca, produzindo um odor desagradável e até prejudicando a sua autoestima.

Melhora da mastigação

Quando perdemos dentes, acabamos tendo a mastigação prejudicada. Isso gera uma reação em cadeia que atrapalha até mesmo o processo de digestão, que se inicia a partir da trituração de alimentos na boca. Já imaginou? Melhor prevenir!

Prevenção de dores

Quem já teve dor de dente, sabe: ela não é nada sutil e chega para derrubar. Então, nada melhor que evitar esse tipo de situação, prevenindo o surgimento de cáries e preservando a integridade dos dentes.

Dentes sem manchas

Um sorriso bonito é, também, um sorriso branquinho e livre de manchas. Em casos mais simples e superficiais, a profilaxia ajuda muito na remoção de pigmentação causada pelo dia a dia.

Redução da necessidade de procedimentos mais invasivos

Quando uma cárie surge no dente e não percebemos, há a destruição progressiva dessa estrutura. Isso pode culminar em infecções que exijam a realização de um procedimento de canal ou até mesmo, a extração dentária.

Identificação precoce de problemas diversos

Cáries, inflamações e até mesmo problemas mais sérios, como o câncer, podem ser facilmente identificados durante a profilaxia dentária.

Assim, o dentista responsável pode agir para encontrar uma solução e tais problemas têm chances muito maiores de serem resolvidas com facilidade.

Como é feita a profilaxia dentária?

A profilaxia dentária envolve algumas etapas importantes. A primeira delas é a avaliação do dentista, que verá se o paciente precisa ou não dessa limpeza e se esse é o momento certo de realizá-la. Em alguns casos, ele pode preferir fazer outros procedimentos com antecedência. Em outros casos, pode escolher iniciar pela profilaxia.

Caso o profissional resolva realizá-la, o procedimento normalmente começa pela remoção do tártaro, conhecido como placa bacteriana. São utilizadas ferramentas para “soltar” a placa, limpar e raspar os dentes etc. Veja abaixo as principais etapas de uma boa profilaxia dentária.

Avaliação clínica

O primeiro passo é uma avaliação clínica realizada pelo dentista. Durante essa etapa, o profissional verifica a saúde bucal do paciente, identificando a presença de placa bacteriana, tártaro e outras condições que possam exigir atenção.

Remoção de tártaro e placa

O dentista utiliza instrumentos específicos, como raspadores e curetas, para remover o tártaro e a placa bacteriana dos dentes e ao redor da linha da gengiva. Em casos mais avançados, pode-se empregar o uso de ultrassom para facilitar a remoção dessas camadas indesejadas.

Jato de bicarbonato e escova rotatória

Após a remoção inicial, o profissional utiliza um jato de bicarbonato, combinado com uma escova rotatória e uma pasta profilática. Essa etapa visa polir os dentes, remover manchas superficiais e promover a remineralização do esmalte dentário, fortalecendo a proteção contra cáries.

Fluoretação

Em alguns casos, o procedimento pode incluir a aplicação de flúor, fortalecendo ainda mais os dentes e prevenindo a formação de cáries.

Orientações e avaliação final

O dentista fornece orientações sobre a manutenção da saúde bucal em casa, incluindo técnicas adequadas de escovação e uso do fio dental. A última etapa envolve uma avaliação final para garantir que o procedimento tenha sido concluído com sucesso.

Não se preocupe: tudo é indolor. Você não deve sentir qualquer desconforto durante a limpeza. Caso experiencie alguma sensibilidade, avise ao dentista para que ele possa avaliar se há algum problema na região sensível da boca.

Quanto tempo esse procedimento dura?

A duração do atendimento para a profilaxia depende da saúde bucal do paciente e da periodicidade dos atendimentos. Alguns pacientes têm uma maior tendência ao acúmulo de placa, como nos casos de fumantes e gestantes. Por isso, o atendimento pode levar mais tempo. No geral, a duração é de 1 hora.

A frequência dos atendimentos também varia. Alguns pacientes podem necessitar de uma limpeza extra, com uma frequência maior. Outros, já são justamente o contrário.

Então, a periodicidade recomendada para a profilaxia dentária pode ultrapassar a recomendação padrão, que é a cada 6 meses. Converse com o seu dentista e veja qual é a melhor recomendação para você.

Como contribuir para a sua duração em casa?

Não devemos fazer a profilaxia dentária e esquecer dos cuidados com os dentes. Essa estratégia é fundamental para a saúde do sorriso, mas também precisamos fazer a nossa parte entre uma limpeza e a outra. Para isso, cuide da sua higiene da maneira normal.

Diariamente, invista na escovação pelo menos três vezes ou após as principais refeições. A higienização completa da língua e uso do fio dental em todos os dentes também são procedimentos importantes.

Se necessário, conclua com um bom enxaguante livre de álcool. Assim, os resultados da profilaxia serão bem mais duradouros.

Como escolher um bom profissional para realizar a profilaxia?

A escolha da clínica para realizar a sua profilaxia também deve ser uma preocupação. Afinal, é necessário que você tenha o cuidado de escolher um profissional qualificado, de preferência com uma vasta experiência no procedimento. Priorize clínicas que tenham um corpo de colaboradores qualificado e uma longa tradição no mercado.

A OdontoCompany, maior rede odontológica do mundo, pode ajudar você. Contamos com profissionais experientes, atendimento humanizado e a experiência de milhões de atendimentos em todo o país.

Quais são as dúvidas mais comuns a respeito da profilaxia?

Neste tópico, abordaremos algumas dúvidas comuns relacionadas à profilaxia dentária, buscando esclarecer pontos importantes sobre o procedimento e destacando a importância da prevenção desde a infância.

A profilaxia dentária dói?

Não, o procedimento não é doloroso. Pacientes com sensibilidade podem sentir algum desconforto, mas isso pode ser gerenciado com anestesia local, se necessário.

A profilaxia deixa os dentes mais brancos?

Sim, a remoção de manchas superficiais durante a profilaxia pode resultar em um sorriso mais branco. No entanto, não é um procedimento de clareamento dental.

A profilaxia é apenas para adultos?

Não, a profilaxia é recomendada para todas as idades, incluindo crianças. A prevenção desde cedo é fundamental para a saúde bucal ao longo da vida.

Com que frequência deve ser realizada a profilaxia dentária?

A frequência ideal para a profilaxia dentária pode variar conforme as necessidades individuais, mas, geralmente, é recomendado realizar o procedimento a cada 6 meses. Se houver condições específicas, seu dentista pode sugerir um intervalo diferente.

A profilaxia pode prevenir cáries?

Sim, a profilaxia dentária é uma medida eficaz na prevenção de cáries. A remoção de placa bacteriana e tártaro durante o procedimento reduz o risco de desenvolvimento de cáries dentárias.

Pessoas com aparelhos ortodônticos precisam de profilaxia com mais frequência?

Sim, pacientes com aparelhos ortodônticos podem precisar de profilaxia mais frequente devido aos desafios adicionais na higienização. Se você usa aparelho, consulte seu ortodontista para determinar a frequência adequada para a profilaxia.

A profilaxia pode prevenir problemas de gengiva?

Sim, a profilaxia dentária ajuda a prevenir problemas de gengiva, como gengivite e periodontite, ao remover placa bacteriana que pode levar a essas condições. Manter gengivas saudáveis é crucial para a saúde bucal geral.

Neste post, você viu que a profilaxia dentária é uma maneira simples para garantir a saúde do seu sorriso. O procedimento é rápido, indolor e só é benéfico para sua qualidade de vida.

Que tal agendar uma avaliação para fazer a sua próxima profilaxia dentária na OdontoCompany? Visite o nosso site para fazer seu agendamento. Aguardamos sua visita em uma de nossas unidades!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.