O que causa manchas brancas nos dentes e como tratar?
Você já percebeu a presença de manchas brancas nos dentes que interferem na estética do seu sorriso? Esse é um sintoma da fluorose dentária, um problema que afeta, diretamente, o esmalte dos dentes.
Se você tem essas manchas ou quer prevenir o seu surgimento, é interessante entender mais sobre o assunto. Continue a leitura e aprenda mais sobre o problema, quais as suas causas e como tratar. Confira!
O que é a fluorose dentária?
A fluorose são manchas brancas causadas pelo excesso de flúor no esmalte dos dentes. Ela acontece principalmente na infância, durante a formação do esmalte nos dentes bilaterais.
Apesar de o flúor ser benéfico para os dentes, é comum que sejam consumidas doses maiores do que as recomendadas para o combate às cáries. Isso acontece porque, além de estar presente nos cremes dentais e outros produtos de higiene, o flúor também é encontrado na água.
Quais os sintomas?
As manchas brancas ou amarronzadas na superfície dos dentes, assim como uma coloração opaca, são os sintomas da fluorose. Por ser uma condição mais comum na infância, as crianças são mais afetadas pelas manchas, que acontecem durante a transição dos dentes de leite para os permanentes.
Apesar do dano estético, a fluorose não apresenta nenhuma consequência para a saúde bucal. Os dentes manchados não ficam mais fracos, nem geram nenhuma complicação. Contudo, uma vez afetado, o dente não retorna a sua cor normal naturalmente, sendo necessário buscar algum tratamento de estética dental.
Quais as causas das manchas brancas nos dentes?
A fluorose dentária é um problema comum, porém, não é a única causa para manchas brancas nos dentes. O problema também pode ser um sinal de cáries, por isso, caso você sinta dor associada às manchas, é preciso investigar com um profissional.
Outros problemas que podem gerar as temidas manchas são a amelogênese imperfeita, uma doença hereditária que afeta o esmalte dos dentes e também problemas ligados à infância, que podem estar associados a doenças do trato respiratório, otite, amigdalite, varicela e rubéola.
Como tratar?
Como já vimos, a fluorose não desaparece naturalmente, por isso, é preciso procurar tratamentos estéticos que auxiliarão na ocultação, diminuição e até mesmo no desaparecimento das manchas. O diagnóstico do problema é feito pelo dentista que, por meio da observação clínica, indicará o melhor método para resolver o problema.
É importante lembrar que, antes de iniciar o tratamento, é necessário avaliar se o dente não apresenta nenhuma outra patologia como as indicadas anteriormente. Confira abaixo os tratamentos mais recorrentes para tratar as manchas brancas.
Microabrasão
É um método pouco invasivo, indicado para casos leves, em que é realizado um desgaste mínimo da superfície do dente, permitindo, assim, retirar apenas a parte afetada pela mancha até atingir uma camada com a coloração natural.
Clareamento
Já em casos um pouco mais graves, com manchas amarronzadas, a melhor opção é recorrer aos métodos de clareamento. Nesse caso, o tratamento consiste na remoção, com químicos, da camada mais externa do dente, deixando o sorriso homogêneo.
Facetas dentárias
Uma solução para os casos de fluorose muito acentuada são as facetas dentárias, uma técnica mais invasiva que consiste em colar uma “capa” de porcelana em toda a parte exterior do dente. Para que isso seja feito, é preciso realizar um desgaste da superfície dentária.
>>Facetas de resina ou porcelana? Saiba qual utilizar
As manchas brancas nos dentes podem ser evitadas realizando uma boa higiene bucal e enxaguando bem os dentes, para que não seja ingerido mais flúor do que o necessário. No caso das crianças, é preciso optar por cremes dentais específicos para a idade, que contêm a quantidade certa do componente.
Conseguiu esclarecer suas dúvidas a respeito das causas das manchas brancas nos dentes? Quer ficar por dentro das novidades e ler mais materiais como esse? Assine nossa newsletter e receba diretamente em seu e-mail.
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”
agosto 26, 2020 às 4:34 am
Meu filho tem 7 anos e meio e está com diversas manchinhas nos 2 dentinhos de cima que já trocou, e reclama de sensibilidade…estou preocupada, pode me adiantar o que pode ser!!!?
outubro 22, 2020 às 11:37 pm
Estou com mancha branca nos dentes gostaria de saber como resolveria esse problema?