Como uma marca reconhecida pode ser vantajosa para o franqueado?

Tempo de leitura 5 min

Quando uma marca alcança reconhecimento do mercado consumidor, é um sinal de que todos os seus produtos e processos são elementos de muito sucesso. Afinal, ter o reconhecimento dos clientes é uma métrica que demonstra o quanto a empresa consegue fidelizar e atrair novos públicos.

No mundo das franquias não é diferente, já que é preciso muita expertise e diferenciais para crescer no competitivo mercado nacional.

Ao longo deste post, você vai descobrir como uma marca reconhecida pode ajudar o franqueado a ter mais sucesso na sua atividade. Então, não perca mais tempo e confira!

Quais as vantagens de uma franquia na hora de abrir um negócio?

Muitas pessoas almejam tornar seus sonhos empreendedores em realidade. Fazer uma carreira de sucesso com seus projetos pessoais é algo gratificante e muito recompensador. Além disso, há o fato de maior rentabilidade financeira ao se investir em um negócio, o que justifica o desejo de muitos em terem sua própria empresa.

Mas a falta de experiência associada às mais diversas competências necessárias para fazer um negócio prosperar dificultam muito o alcance do sucesso como empreendedor. Nessa análise, surgem as franquias, como opções para quem pretende investir em um negócio próprio, porém, contando o apoio de um modelo de marca vencedora.

As franquias são concessões de direito de uso de uma marca, com seus processos e produtos já testados e consagrados no mercado. Além disso, há um ponto muito importante: o branding. Você sabe o que esse termo significa? Pois bem, ele corresponde à toda a estratégia de posicionamento de marca e construção visual.

Um exemplo disso é o caso da famosa rede americana McDonald’s. As cores do logotipo, denominações de produtos, padrões de layouts das lojas e, até mesmo, uniformes dos funcionários convergem para o fortalecimento do branding da empresa.

A aquisição de uma franquia faz com que o franqueado pule algumas duras etapas do processo de construção do seu negócio, já que os clientes tendem a reconhecer a marca e, com isso, a barreira de compra é quebrada mais facilmente. É válido lembrar que a fidelização dos consumidores também é um ponto vital para quem pretende ter uma receita recorrente e mais vendas no seu comércio.

Outro fator que demonstra a vantagem competitiva das franquias é devido ao apoio ofertado pela matriz. Isso ocorre antes mesmo da instalação da unidade, por meio de treinamentos in company e à distância. A franqueadora acompanha periodicamente os seus parceiros, oferecendo soluções para os mais diversos entraves ou dúvidas que surgem durante a caminhada empreendedora.

Além disso, é comum que muitos empreendedores não concluam seus estudos em universidades superiores, já que preferem seguir seu tino comercial. Ocorre que grandes práticas de gestão e análises básicas de contabilidade são ensinadas justamente nas faculdades. Logo, para que isso não inviabilize a realização de um sonho, muitas franqueadoras oferecem suporte nessas áreas, além de ofertarem cursos específicos.

Soma-se a isso a vivência prática com o dia a dia de um negócio, o que é uma grande escola para quem deseja aplicar os conhecimentos adquiridos. Todos esses fatores impulsionam os franqueados a melhorarem cada vez mais o seu trabalho, objetivando construir um negócio de sucesso.

Como o reconhecimento de marca ajuda a crescer o negócio?

Agora que você já sabe um pouco mais como a construção de uma marca é importante para se diferenciar no mercado, é preciso analisar esse fato junto ao crescimento do negócio. Para tanto, existem diversas variáveis relacionadas com o processo de crescimento de uma marca.

Entretanto, a marca é uma das que mais se sobressai na análise geral. Um copo de café é apenas um mero líquido barato, mas, a partir do momento em que esse mesmo líquido é incluso em uma loja do Starbucks e servido em um copo personalizado com seu nome, adquire outro status. Aqui, temos exatamente um exemplo de como uma marca pode trazer mais valor agregado, fidelizar clientes e gerar o reconhecimento dos clientes.

O crescimento orgânico de uma franquia está exatamente na sua capacidade em ter mais receita. Isso pode ocorrer pela venda de produtos ou prestação de serviços. Quando se tem uma marca consolidada, a captação e prospecção de novos clientes é muito facilitada, já que existe um reconhecimento.

A partir disso, estratégias de relacionamento são implementadas para fazer com que esse consumidor em potencial consiga enxergar valor e oportunidade nos produtos da empresa. Todos esses fatores demonstram como uma franquia bem implantada, referência no seu nicho e com uma marca consolidada é fundamental para o alcance do sucesso.

Quais os benefícios de uma estratégia de branding?

Agora, entenda um pouco mais como o branding impacta diretamente no plano estratégico de uma empresa. Acompanhe!

Melhoria do reconhecimento de marca e a visão empresa

O logotipo é o abre-alas para a identificação e reconhecimento de uma empresa. Assim como uma assinatura identifica uma pessoa, uma marca também caracteriza um empreendimento. Para isso, é preciso um esforço contínuo em geração de campanhas de marketing que conversem com os valores e estratégias do negócio. Tudo isso converge para uma melhoria do reconhecimento e conquista de espaço da empresa no mercado.

Confiança gerada pelo branding

Uma marca profissional traz mais confiança para os consumidores e promove credibilidade na relação cliente-empresa. Por isso, o branding é fundamental para as franquias e demais negócios construírem um relacionamento com o consumidor. Pense nisso!

Branding traz mais clientes

Uma marca forte e reconhecida, geralmente, consegue ser recomendada por outras pessoas e acaba crescendo por meio do famoso boca a boca. Isso impacta diretamente no aumento da base de clientes, que almejam ter a mesma experiência de sucesso a que foram informados.

Durante todo o texto, foi possível compreender um pouco mais da importância de uma marca reconhecida para crescer no mercado brasileiro. Inovação, foco no cliente e boas práticas de gestão são fatores que não podem ser negligenciados.

Já pensou em ser parceiro de uma marca com franquias nas mais diversas regiões do país? Então, entre em contato com a OdontoCompany, conheça um pouco mais sobre o negócio e descubra como fazer parte deste sucesso agora mesmo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.