Lente de contato dental cai? 3 cuidados para que não aconteça
É cada vez maior o número de pacientes que procuram saber sobre a lente de contato dental, um tratamento odontológico e estético que visa à melhora na aparência dos dentes. Com as lentes, é possível, por exemplo, corrigir problemas de coloração e irregularidades, permitindo que o paciente tenha uma maior uniformidade no sorriso — o que beneficia sua autoestima.
Trata-se de uma prótese com espessura de 0,2 a 0,3 mm, ou seja, ultrafina, que o dentista aplica sobre o dente natural dos pacientes. Por se tratar de uma camada tão fina, que mantém o aspecto do sorriso mais próximo ao natural, alguns pacientes ainda resistem a esse tipo de tratamento, por medo da quebra ou queda da lente durante o uso no dia a dia.
Quer saber se a lente de contato dental cai ou se tem perigo de quebrar? Neste post, vamos entender como tomar os cuidados necessários para evitar esses problemas. Confira!
Qual é a diferença entre lente de contato dental e facetas de porcelana?
Já que o tema do post é tirar dúvidas a respeito da lente de contato dental, precisamos explicar as diferenças entre elas e as facetas de porcelana — muita gente acredita se tratar da mesma coisa.
Embora ambas as próteses possam ser produzidas com porcelana, as facetas são mais espessas que as lentes, o que exige um maior desgaste dental para a sua aplicação, ou seja, são produtos diferentes, utilizados para o tratamento de estética dental.
Quais são os 3 principais cuidados para evitar problemas na lente de contato dental?
Embora sejam bastante finas, as lentes de contato dental são muito resistentes e não tendem a cair com facilidade — se bem cuidadas, as próteses podem durar aproximadamente 20 anos. Veja abaixo alguns dos fatores que podem reduzir a vida útil de sua lente dental, podendo levá-la a quebrar ou cair.
1. Escovação diária
O primeiro passo para manter a integridade das lentes dentais é a manutenção de uma boa rotina de higiene bucal após as refeições. Dessa maneira, você evita que haja um acúmulo de resíduos de corantes e ácidos, que podem manchar e enfraquecer a superfície.
2. Evitar roer unhas e objetos
Se você é daqueles que descarregam a ansiedade e a tensão roendo unhas, tampas de caneta e outros objetos, fique sabendo que está correndo o risco de danificar suas lentes de contato dentais — podendo levar a deslocamentos, descolamento e quebra do material.
3. Reduzir o consumo de determinados alimentos
O consumo recorrente de alimentos com corantes pode alterar a coloração das lentes com o passar do tempo, por isso é indicado o consumo moderado. Além disso, os alimentos duros, que exigem uma grande pressão dos dentes para quebrá-los — como torresmo, pé de moleque, balas, entre outros — também podem levar a danos na lente.
Esperamos que este texto ajude a tirar sua dúvida se a lente de contato dental cai. É importante, além de tomar os cuidados recomendados, visitar periodicamente o dentista para que ele possa avaliar a condição das lentes, podendo identificar eventuais problemas no início. Siga à risca as orientações que ele passar, para garantir a maior durabilidade das suas lentes, preservando seu investimento.
Gostou do post? Você gostaria de colocar as lentes de contato dental, mas tem receio sobre a sua durabilidade? Diga nos comentários sua opinião.
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”