Agende sua avaliação

Implantodontia: saiba mais sobre essa área

Tempo de leitura 8 min

A implantodontia é uma das áreas mais demandadas na Odontologia. Isso se deve por causa dos resultados proporcionados e as tecnologias. As novas ferramentas tecnológicas são de grande utilidade, pois se tornaram os procedimentos mais acessíveis e menos invasivos.

Apesar de ser seguro, apenas dentistas especializados que podem realizar o tratamento. Por outro lado, caso o paciente se arrisque com um profissional não especializado, corre-se o risco de os resultados não serem bons e ainda a saúde pode ser prejudicada.

Quer saber mais sobre a área de implantodontia? O Dr. Rodrigo Maracajá, implantodontista das unidades OdontoCompany: Paracambi, Barra do Piraí e Várzea Grande, vai responder as principais dúvidas sobre o assunto. Confira em nosso post!

O que é a implantodontia?

A implantodontia é um segmento da Odontologia que se encarrega em cuidar do implante dentário e da reabilitação oral das pessoas. Implantes dentários são estruturas de titânio que são fixadas no osso maxilar ou mandibular e servem como raízes artificiais para suportar próteses dentárias.

Esses implantes dentários são projetados para se integrarem ao osso ao longo do tempo, criando uma base sólida para a colocação de próteses dentárias, como coroas, pontes ou dentaduras. A implantodontia pode ser utilizada para substituir um único dente perdido ou para substituir vários dentes.

Por isso, é uma solução comum para pessoas que perderam um ou mais dentes e desejam restaurar sua capacidade de mastigação, fala e estética. A técnica é uma das mais modernas e avançadas na odontologia e tem taxas de sucesso muito altas.

Quais são os benefícios que a implantodontia oferece ao paciente?

O Dr. Rodrigo Maracajá afirma que o paciente que recorre ao tratamento tem diversos benefícios, como a recuperação da autoestima. Pensando na relevância desse tema, vamos destacar com mais detalhes sobre os principais benefícios proporcionados pelos implantes dentários aos pacientes. Confira!

Autoestima

Em primeiro lugar, os implantes dentários ajudam a recuperar a autoestima do paciente. Isso porque, a pessoa poderá desfrutar de um belo sorriso e com os dentes devidamente limpos. Nesse contexto, podemos dizer que o tratamento odontológico é um grande aliado para melhorar a autoestima das pessoas.

Podemos dizer que o tratamento apresenta benefícios não só na questão estética, mas também ajuda bastante na esfera psicológica, pois você vai se sentir bem consigo mesmo.

Qualidade de vida

De maneira complementar ao benefício mencionado anteriormente, podemos dizer que os implantes ajudam a melhorar a qualidade de vida das pessoas. Isso porque, a implantodontia facilita a mastigação e, consequentemente, proporciona o armazenamento adequado dos nutrientes .

Estabilidade aos dentes

O procedimento ajuda a garantir a estabilidade dos demais dentes. Os implantes dentários são feitos de titânio, um material que é altamente biocompatível e que é bem tolerado pelo corpo humano. Quando o implante é colocado no osso, ele se integra gradualmente ao tecido ósseo adjacente, formando uma ligação forte e estável.

Desse modo, podemos dizer que o implante dentário atual funciona como se fosse uma raiz natural da arcada dentária.

Segurança

O procedimento de implante dentário é considerado seguro quando realizado por um profissional qualificado e experiente, em um ambiente estéril e com o uso de materiais de alta qualidade.

Existem muitos estudos clínicos que demonstram a eficácia e a segurança dos implantes dentários na substituição de dentes perdidos ou danificados.

Como a implantodontia funciona?

O processo de implantação é geralmente realizado em várias etapas, começando com uma consulta com um implantodontista, que avaliará a saúde oral e o histórico médico do paciente para determinar se ele é um candidato adequado para implantes dentários.

Em seguida, um plano de tratamento é elaborado e o procedimento de colocação do implante é realizado sob anestesia local.

Esse procedimento deve ser feito o quanto antes para evitar a perda de outros dentes. Isso acontece porque a raiz dos dentes funciona como estímulo para garantir estabilidade para a estrutura óssea. O implante é bastante útil nesse sentido, pois ajuda a evitar a perda óssea.

Dessa maneira, é recomendável fazer a extração e implante dentários no mesmo dia. Com isso, torna-se possível garantir um bom resultado estético e melhorar a saúde bucal.

Quais são os melhores implantes dentários?

“Há alguns anos, era necessário esperar 6 meses após a extração do dente para fazer o tratamento de implante. Isso era muito. Imagine um paciente que tinha perdido o incisivo central superior, por exemplo. A falha era a primeira coisa que aparecia quando a pessoa sorria”, explica Dr. Rodrigo Maracajá.

A implantodontia tem apresentado grande evolução nos últimos anos. Atualmente, o implante e a extração de dentes podem ser feitos no mesmo dia. Os implantes também possibilitam a reabilitação em um prazo mais curto e ajudam a reduzir o desconforto do paciente.

Há várias técnicas e tipos de próteses. No entanto, não há uma regra exata sobre qual a melhor alternativa, pois cada pessoa apresenta necessidade específica. Desse modo, somente o dentista é que pode informar qual a melhor opção para você. Ele vai avaliar a saúde bucal e irá pedir exames para fazer a avaliação do melhor tipo de tratamento.

Quais são as pessoas indicadas para fazer implantes dentários?

Quem tem mais de 18 anos pode fazer o implante, pois a partir dessa fase há a consolidação da estrutura óssea. O implante é recomendado para indivíduos que perderam dentes.

Porém, o procedimento não é recomendado para quem tem doenças crônicas (câncer, diabetes etc.), problemas cardíacos. Além disso, pacientes que fumam devem ser avaliados cuidadosamente, porque o tabaco pode comprometer a cicatrização.

Quanto tempo dura o implante dentário?

Não há um tempo exato, pois a duração varia conforme os cuidados e a higiene bucal do paciente. Nesse contexto, quem coloca o implante ter uma escovação regular e ter outros cuidados básicos, como a utilização do fio dental.

Se bem cuidados, podem ter uma longa duração. Além dos cuidados básicos que mencionamos anteriormente é importante ir ao dentista regularmente e a cada 6 meses.

Por meio desse simples procedimento torna-se possível verificar a saúde bucal do seu dente, prevenir de doenças bucais e melhorar a saúde da região. Por fim, mas não menos relevante, deve-se utilizar escovas macias e adequadas.

Quais são os tipos de implantes dentários?

Existem 5 tipos de implantes dentários e cada um apresenta características específicas. Por isso, é importante conhecer sobre eles para que seja possível verificar qual o melhor tipo para você. A seguir, confira os tipos de implantes.

  • implante unitário simples: é indicado para reposição de um único dente ou perda de dentes não sequenciais. Nesse processo é colocado o pino para trocar o dente perdido e, após 3 meses, é colocada a prótese;
  • implante duplo: é realizado quando a pessoa perde 3 ou mais dentes seguidos. Nesse implante, a prótese fica em um espaço vazio e apoiada na gengiva;
  • implante zigomático: ele é feito nas pessoas com atrofia maxilar, não precisando do enxerto ósseo;
  • implante com prótese overdenture: esse modelo pode utilizar entre 2 e 6 implantes. Ele funciona de maneira parecida com uma dentadura fixa e apresenta a vantagem de proporcionar segurança na mastigação dos alimentos;
  • implante com prótese protocolo: é indicado quando muitos dentes estão comprometidos. Essa metodologia pode utilizar entre 4 e 8 dentes para sustentar uma prótese fixa. O resultado é natural e seguro, porém, é preciso que os ósseos na região dentária estejam saudáveis para que o procedimento seja feito.

Quais são os cuidados necessários após o implante?

Por meio de simples cuidados, torna-se possível garantir a segurança dos implantes dentários. Agora, você deve estar se perguntando: quais são eles? Vamos destacar sobre essas questões com mais detalhes logo abaixo.

Utilizar escova

É importante utilizar uma escova para retirar o acúmulo de sujeira e de tártaro. O uso do fio dental também é relevante porque tira os resíduos presentes entre os dentes. Porém, os movimentos devem ser leves.

Colocar gelo no lado operário

Após a cirurgia do implante, é fundamental colocar gelo na parte externa do lado operado. Isso porque a baixa temperatura ajuda a reduzir os inchaços e a ação analgésica diminui os processos inflamatórios.

Atentar-se à alimentação

A alimentação é outra questão que merece cuidado. É importante evitar alimentos crocantes, duros, quentes e ácidos nas primeiras 48 horas. Prefira o consumo de alimentos frios e líquidos, como sorvetes, sucos, açaí etc.

Evitar exposição ao sol

A exposição ao sol pode aumentar a inflamação e o inchaço, tornando o processo de cicatrização mais lento e desconfortável. Por isso, é recomendável evitar a exposição prolongada ao sol após o implante, em especial nas primeiras semanas após a cirurgia.

Se o paciente precisar sair ao sol, é recomendável usar protetor solar, chapéu e outros acessórios de proteção solar para evitar queimaduras e irritações na pele.

Tomar medicação indicada

Por fim, mas não menos relevante, é fundamental tomar a medicação recomendada pelo dentista. A utilização de analgésicos, antibióticos e anti-inflamatórios alivia dores e favorece a cicatrização.

A implantodontia proporciona diversos aspectos positivos. Porém, para que o tratamento tenha bons resultados, é preciso cooperação. Isso porque, se a pessoa não segue as recomendações do dentista, a longevidade dos implantes será prejudicada, podendo prejudicar a eficiência do procedimento.

Está interessado em entender como funciona a implantodontia? Entre já em contato com a gente! Estamos dispostos a ajudar a esclarecer as suas dúvidas e a fornecer o melhor suporte possível para você.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.