Agende sua avaliação

Harmonização facial: saiba quando é indicada e como é feita!

Tempo de leitura 8 min

Um dos assuntos mais falados nas redes sociais e nos sites de fofoca especializados em celebridades é o quanto a harmonização facial se faz presente nesse meio e como os seus resultados podem, ou não, ser favoráveis.

Esse tipo de procedimento estético é indicado tanto para homens quanto para mulheres que desejam melhorar a aparência do rosto e tornar seus traços mais harmônicos e joviais. De forma geral, seu objetivo é proporcionar um maior equilíbrio às curvas e proporções do rosto.

Nesse sentido, não há dúvidas de que o rosto é o cartão-postal de uma pessoa. Por isso, trouxemos um artigo com todos os detalhes sobre como funciona a harmonização facial, suas vantagens e como passar pela recuperação do procedimento.

Continue a leitura e tire as suas dúvidas sobre o assunto!

Entenda o que é e como funciona a harmonização facial

Muitas pessoas querem melhorar a sua aparência para aumentar a autoestima, tornar o rosto mais harmônico e manter a jovialidade. Por isso, o procedimento da harmonização facial trata-se de uma técnica de preenchimento facial que alinha e corrige os ângulos da face sem precisar de cirurgia.

Para realizar esse trabalho, é necessário que um profissional qualificado faça uma análise das proporções faciais, indicando as áreas que estão em desarmonia. A partir disso, é possível ter a clareza para aplicar a técnica mais adequada e tornar o rosto mais equilibrado e proporcional.

O processo serve para destacar os pontos fortes da face e anular as áreas de sombra. Para isso, são utilizadas diversas técnicas, como a aplicação de toxina botulínica, o preenchimento facial, entre outras.

Confira uma breve explicação de cada procedimento e entenda melhor sobre eles.

Toxina botulínica

A toxina botulínica, o famoso BOTOX, paralisa a musculatura, suavizando as rugas e as linhas de expressão. Sua durabilidade gira em torno de 3 a 6 meses. Ela precisa ser acompanhada por um especialista de tempos em tempos para a sua renovação.

Com a aplicação dessa substância, é possível obter excelentes resultados na eliminação de rugas na região dos olhos, testa e pés de galinha, além de suavizar as conhecidas marcas de expressão.

Preenchimento facial

Já no preenchimento facial, o procedimento utiliza o ácido hialurônico para modelar algumas regiões da face. É possível realizar o preenchimento dos lábios, tornando-os mais volumosos, reduzir olheiras, afinar o nariz e até corrigir as bochechas e o bigode chinês.

Além disso, com essa substância, pode-se reduzir diversas marcas de expressão, o que é ideal para garantir uma aparência mais jovem, promovendo uma pele mais bonita, hidratada e sem marcas. Esse procedimento deve ser realizado de forma cautelosa para não gerar exageros nas expressões.

Outros procedimentos para harmonização facial

Cada procedimento tem a sua finalidade, e isso pode ser facilmente alinhado com o profissional especialista no assunto. Porém, esse alinhamento vai depender da necessidade do paciente e do que realmente ele espera do resultado.

Além dos procedimentos citados, existe também a bichectomia, que é uma técnica que remove tecidos gordurosos da região. Já a blefaroplastia promove a remoção das bolsas de gordura ao redor dos olhos.

Principais vantagens da harmonização facial

Para quem busca equilibrar os traços faciais, deixando-os mais harmônicos e simétricos, a harmonização facial é uma técnica muito indicada pelos profissionais das áreas de estética e de saúde.

Entenda a seguir os principais benefícios desse procedimento, como harmonia e simetria do rosto e amenização das linhas de expressão.

Harmonia e simetria para o rosto

Cada ser humano tem um padrão de beleza único. No entanto, os procedimentos estéticos podem ajudar a potencializar a beleza e a corrigir aqueles pontos que se tornaram um incômodo com o tempo. Dito isso, concluímos que a harmonização facial inclui várias técnicas capazes de aperfeiçoar os alinhamentos da face e torná-la mais harmônica, com um aspecto saudável e natural.

Amenização das linhas de expressão

Com o avançar da idade, é totalmente normal que as linhas de expressão venham a se tornar mais evidentes no rosto. Entretanto, com a harmonização facial, é possível reduzir esses traços, por exemplo, ao utilizar a técnica da toxina botulínica.

Dúvidas mais comuns sobre o procedimento

Embora a harmonização facial tenha se tornado um procedimento extremamente popular, ainda é comum haver dúvidas sobre a sua realização. Pensando nisso, separamos algumas das questões mais frequentes para deixar você ainda mais informado e tranquilo sobre essa técnica. Confira!

Quanto tempo demora para fazer a harmonização facial?

Uma das preocupações comuns entre as pessoas interessadas nesse procedimento é o tempo necessário para realizá-lo. Felizmente, a harmonização facial é um procedimento simples e rápido, que pode ser concluído em um curto período.

A duração exata do procedimento pode variar dependendo dos tratamentos específicos escolhidos e das necessidades individuais de cada paciente. No entanto, na maioria dos casos, a sessão de harmonização facial geralmente leva de 30 minutos a 2 horas para ser concluída.

Porém, é importante destacar que essa é apenas uma estimativa e que a duração real pode variar de acordo com o plano de tratamento personalizado, a expertise do profissional e as características de quem fará o procedimento.

É possível trabalhar após realizar a harmonização facial?

Outra dúvida comum que surge é se é possível retornar às atividades profissionais logo após o procedimento. A boa notícia é que, na maioria dos casos, é perfeitamente viável trabalhar após a harmonização facial.

Ao contrário de cirurgias plásticas mais invasivas, a harmonização facial é um procedimento pouco invasivo, geralmente realizado com o uso de preenchedores dérmicos, toxina botulínica (Botox) e outros tratamentos não cirúrgicos.

Por isso, esse tipo de procedimento, geralmente, não requer um longo período de recuperação, o que significa que você pode voltar às suas atividades diárias, incluindo o trabalho, logo após o procedimento.

Apesar disso, é válido destacar que podem ocorrer efeitos colaterais leves após a harmonização facial, como inchaço, vermelhidão ou pequenos hematomas. Mas esses sintomas são temporários e desaparecem em poucos dias.

No entanto, é sempre recomendado seguir as orientações do profissional responsável pelo procedimento. Eles fornecerão instruções específicas sobre cuidados pós-tratamento. Então, o melhor é seguir essas recomendações para ter uma recuperação tranquila e resultados satisfatórios.

Em quanto tempo é possível perceber os resultados?

Embora os resultados possam variar de acordo com o tratamento específico realizado, é comum observar mudanças visíveis logo após o procedimento. Assim, de maneira imediata, já é possível notar diferenças sutis em sua aparência.

Os preenchedores dérmicos, por exemplo, ajudam a realçar áreas específicas do rosto, como os lábios, as maçãs do rosto ou o queixo. Você pode perceber uma maior plenitude nessas áreas, conferindo um contorno mais harmonioso e rejuvenescido à face.

No caso de procedimentos que utilizam o Botox, muitos pacientes relatam uma melhoria significativa em sua aparência já nos primeiros dias após o tratamento. Com o passar do tempo, conforme o Botox se ajusta e relaxa os músculos faciais, as rugas e linhas de expressão tornam-se menos pronunciadas, proporcionando uma aparência mais jovem e revitalizada.

No entanto, os resultados da harmonização facial podem levar algum tempo para se tornarem totalmente visíveis. À medida que os preenchedores dérmicos se assentam e o inchaço pós-procedimento diminui, você poderá apreciar os resultados completos em cerca de duas semanas.

Como é a recuperação após o procedimento?

Muitas pessoas desejam realizar a harmonização facial, mas não seguem com esse plano por receio do resultado. Por isso, é muito importante se informar sobre cada detalhe da técnica que será utilizada para que não ocorra nenhuma frustração no futuro.

No entanto, a recuperação após o procedimento de harmonização depende muito do que foi feito, ou seja, é algo muito individual de cada paciente. Alguns procedimentos, como a aplicação da toxina botulínica, permitem que o indivíduo volte à sua rotina logo no dia seguinte. Porém, é recomendado evitar a exposição ao sol para não desencadear manchas no rosto.

Encontre o local ideal para realizar a harmonização facial

Antes de realizar o procedimento estético da harmonização facial, é muito importante avaliar o local em que você pretende fazer essa técnica, que ajudará a realinhar os traços e a manter a jovialidade do rosto.

Para garantir que você estará em boas mãos, confira se a clínica tem boas avaliações e recomendações, qual a sua história e se conta com certificados e licenças para a realização dos procedimentos.

A OdontoCompany exerce o seu trabalho com a tecnologia mais avançada há mais de 30 anos, tendo aproximadamente 450 clínicas espalhadas por todo o Brasil.

O maior diferencial da clínica está na missão de atender toda a população com tratamentos acessíveis, profissionais experientes e tecnologia para restaurar a saúde oral e garantir o melhor resultado e naturalidade com a harmonização facial.

Hoje, a OdontoCompany se mantém à frente do seu mercado. Oferecemos aos pacientes todas as especialidades, desde a Ortodontia até a Estética, passando pela Endodontia e pela Dentística.

Realizar o seu sonho de alinhar suas expressões e garantir resultados naturais pode ser possível com a OdontoCompany! Aproveite a visita ao blog para agendar uma avaliação da sua harmonização facial com um especialista.

será que eu preciso de aparelho

Quer receber mais conteúdo como esse de graça?

Cadastre-se para receber nosso conteúdo por e-mail.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.