Agende sua avaliação

Entenda como é feito um protocolo sobre implantes

Tempo de leitura 3 min

A Odontologia dispõe de diferentes soluções para pacientes que perderam um ou todos os dentes, de modo que possam ter qualidade de vida e restabelecer a estética e a saúde, conseguindo mastigar normalmente. Entre elas, está o protocolo sobre implantes.

Mas, afinal, o que é protocolo sobre implantes, como é feito esse tratamento e para quais pacientes ele é indicado? Confira nosso post e tire todas as suas dúvidas!

O que é protocolo sobre implantes?

Trata-se de uma prótese fixa, formada por 12 dentes que ficam em uma estrutura única, parafusada em 4, 5 ou 6 implantes nos ossos maxilares. Ela pode ser colocada na arcada superior ou inferior.

Dessa forma, o paciente tem uma prótese total fixa, o que melhora a fala, a mastigação e deixa o sorriso mais bonito e natural, contribuindo para a autoestima.

Como é feito esse procedimento? Quais materiais são utilizados?

Para colocar o protocolo sobre implantes, o paciente realiza exames de imagem a fim de que o dentista possa verificar se ele tem estrutura óssea adequada ou se é necessário fazer algum tratamento com enxerto ósseo previamente.

Se a estrutura óssea estiver adequada, é feito o planejamento reverso, para que sejam registradas informações sobre inclinação dos dentes, posição do lábio, linha média do sorriso, entre outros fatores. Afinal, a ideia é fazer uma prótese que se encaixe perfeitamente na arcada do paciente, conferindo conforto e um sorriso natural.

Com as informações, é feita também uma guia, utilizada como suporte na cirurgia e como molde para a confecção da prótese.

Os implantes e seus componentes são feitos de titânio, e a prótese pode ser feita em titânio, cobalto cromo, níquel cromo ou polímero. Isso varia de acordo com o fabricante.

Quando o protocolo sobre implantes é indicado?

O protocolo sobre implantes é indicado para pacientes com perda total de dentes na arcada superior ou inferior. Aqueles que usam dentaduras (próteses móveis) podem se beneficiar do uso da prótese protocolo.

Qual a duração do procedimento e como é a recuperação do paciente?

Depois de realizar os exames de imagem e o planejamento reverso, o paciente passa pela cirurgia para inserir os implantes nos ossos maxilares. Essa etapa pode durar de uma a três horas, a depender do número de implantes, se a cirurgia é guiada ou tradicional, entre outros fatores.

Após a cirurgia, é recomendado repouso de 48 horas para a cicatrização e para evitar inchaços e sangramentos. Na recuperação, comer alimentos líquidos e pastosos também é necessário, bem como tomar os medicamentos prescritos pelo dentista. É preciso ainda ser bem cuidadoso com a higienização bucal.

Depois, é esperada a osseointegração, que pode levar de 4 a 6 meses, para que os implantes fiquem bem fixados no osso e o paciente possa, finalmente, receber a prótese.

Como você viu, o protocolo sobre implantes é um tratamento que pode trazer diversos ganhos para o paciente. Isso porque ele passa a se alimentar melhor, com mais segurança e ainda tem benefícios estéticos.

Gostou do nosso conteúdo? Quer saber mais sobre esse assunto? Então, fique por dentro de 7 benefícios da prótese protocolo!

Quer receber mais conteúdo como esse de graça?

Cadastre-se para receber nosso conteúdo por e-mail.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

2 Comentários

    Odontocompany-unidade São Lourenço MG
    O implante perfeito e que não doi, nem.no bolso!

      Olá, Carlos, como vai? Ficamos muito felizes em saber que você teve uma experiência positiva na Odontocompany! Nosso objetivo é proporcionar um serviço de alta qualidade que seja não apenas eficaz, mas também acessível. Estamos sempre buscando a satisfação total dos nossos pacientes. Se tiver mais alguma dúvida ou se precisar de qualquer outra informação, estamos à disposição. Agradecemos por escolher a Odontocompany!

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.