Agende sua avaliação

8 cuidados com os dentes que precisam virar hábito!

Tempo de leitura 6 min

Você sabe quais são os principais cuidados com os dentes? Eles são muito importantes para que se possa garantir uma boa saúde bucal. Desse modo, torna-se possível prevenir uma série de doenças, como cáries. Portanto, é muito importante desenvolver uma série de hábitos preventivos.

Em uma análise inicial, esses hábitos podem parecer trabalhosos, ainda mais em um mundo tão corrido. No entanto, eles são fundamentais para assegurar uma boa higiene bucal.

É importante destacar que há diversos cuidados com os dentes que precisam virar hábito. Entre eles estão a escovação diária após as refeições, o uso do fio dental, a realização de bochechos, a escolha do creme dental e a consulta regular com o dentista.

Imagino que esteja interessado em saber em relação ao tema. Pensando nisso, neste post forneceremos algumas dicas de cuidados bucais que o ajudarão a ter dentes mais saudáveis. Continue com a gente!

1. Escovação diária após as refeições

O primeiro cuidado necessário com os dentes é básico e nem há muitos segredos: é a escovação diária após as refeições. É recomendável fazer a escovação, ao menos, três vezes ao dia. Não deixe de escovar os seus dentes antes de dormir.

Agora, você deve estar se perguntando: por qual motivo é importante escovar os dentes antes de dormir? Durante o sono o fluxo de saliva costuma diminuir. Desse modo, a boca tende a se tornar um ambiente favorável para a ação de bactérias causadoras de cáries e doenças que prejudicam a saúde bucal.

Essa dica pode parecer muito simples, no entanto, é um dos hábitos mais importantes para assegurar uma boa saúde bucal. Isso porque, sem a escovação diária aumentam-se os riscos da ocorrência de cáries, placas bacterianas, tártaros etc.

2. Uso de fio dental e faça bochecho

Outra dica básica de cuidado com os dentes é o uso de fio dental. No entanto, essa prática ainda enfrenta resistência por parte de muitas pessoas. Assim como a escovação, é necessário fazer esse procedimento ao menos três vezes por dia.

Ao usar o fio dental todos os dias torna-se possível prevenir cáries, inflamações na gengiva, sangramentos e doenças ocasionadas pelo acúmulo de placa bacteriana entre os dentes.

A realização de bochecho, podendo ser com água ou mesmo com um enxaguante bucal, evita o acúmulo de bactérias. Desse modo, podemos dizer que essa simples prática é um dos principais cuidados a serem tomados com os dentes.

3. Evitar exagerar no álcool

Por diversos motivos, muitas pessoas têm o hábito de fazer o consumo de bebidas alcóolicas frequentemente. Essa questão se dá por diferentes fatores. Entre eles estão tirar o estresse no final de semana, festas, feriados etc.

No entanto, é importante ter atenção redobrada, pois as bebidas alcóolicas, caso sejam consumidas em excesso, desgastem o esmalte dos dentes, o que pode ocasionar problemas mais sérios.

4. Escolha do creme dental certo para sua necessidade

A escolha do creme dental ideal é uma das questões mais importantes para garantir a saúde bucal. O uso do creme dental deixa as gengivas saudáveis, previne os sinais da gengivite e pode fornecer também proteção contra as bactérias. Além disso, torna-se possível deixar os dentes livres das cáries, tártaro e mau hálito.

5. Evitar fumar e consumir doces em excesso

Realmente é muito difícil a resistir ao consumo de doces, afinal de contas ele são muito saborosos e têm muito açúcar. Entre eles estão bolo, churros, caramelo, chocolate etc.

Ambas as guloseimas têm bastante açúcar. Nesse contexto, em caso de consumo exagerado pode acontecer o acúmulo de placa bacteriana entre os dentes ao consumir os doces.

Vale destacar que uma boa saúde bucal precisa estar aliada com uma dieta saudável. Por esse motivo, é muito importante evitar esses vilões ou mesmo reduzir o consumo. É válido também trocar os alimentos industrializados pelos naturais.

Além disso, não é segredo para ninguém que o hábito de fumar é prejudicial para a saúde de forma geral e essa realidade não é diferente em relação aos dentes. Isso porque, o produto tem nicotina. Essa substância fica acumulada nos dentes, o que contribui para amarelar e enfraquecer eles.

6. Cuidar da saúde geral

Cuidar da saúde geral é outro hábito fundamental para garantir a saúde bucal. Isso porque há doenças sistêmicas que podem estar correlacionadas com a saúde dentária. Esse problema pode acontecer por conta de possíveis alterações hormonais ou até mesmo o consumo de remédios fortes.

Além disso, é importante evitar acidentes. Abrir embalagens com os dentes, por exemplo, é uma prática perigosa. Os dentes não são ferramentas. Fazendo isso, você corre o risco de ingerir vírus e bactérias, sem falar da possibilidade de quebrar, trincar ou mesmo fraturar os dentes.

7. Consulta regular com o dentista

Um dos principais cuidados com os dentes a serem tomados é fazer uma consulta regular com o dentista. Por meio dessa prática é possível prevenir uma série de doenças bucais. Procure visitar o profissional, pelo menos, a cada seis meses ou mesmo anualmente. Trata-se de uma das melhores dicas de prevenção para cuidar do seu sorriso.

8. Evite consumir alimentos ácidos em excesso

Sabemos que o limão, o tomate e a laranja são deliciosos. No entanto, o consumo em excesso desses alimentos pode prejudicar a saúde bucal, pois a alta acidez presente nesses produtos pode enfraquecer os dentes, o que contribui para danificar a estrutura.

Como você pôde perceber, existem alguns cuidados com os dentes que são importantes para garantir uma boa saúde bucal. Inicialmente pode parecer que há diversos cuidados, no entanto, considerando os benefícios proporcionados por essas práticas vale muito a pena implementá-los em sua rotina diária.

Seguindo os cuidados nas quais abordamos aqui, fica mais fácil desfrutar dos aspectos positivos causados por um lindo e saudável sorriso. Portanto, assegure uma vida saudável e se previna dos problemas dentais, como a cáries.

Em nosso conteúdo, você viu que algumas dicas de cuidados de dentes. As informações foram úteis para você? Esperamos que sim! Compartilhe o conteúdo para seus amigos nas redes sociais e permita que mais pessoas tenham conheçam essas dicas!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.