Agende sua avaliação

4 cuidados com facetas de resina que são indispensáveis

Tempo de leitura 5 min

O sorriso é o nosso verdadeiro cartão de visitas. Ele indica se estamos felizes e se transmitimos confiança. Por isso, para buscar essa melhor aparência, muitas pessoas recorrem ao uso de facetas. Elas conseguem tampar manchas, falhas e frestas na arcada dentária. Mas para garantir a sua longevidade, é preciso ter cuidados com facetas de resina.

Embora sejam feitas com material resistente, as facetas de resina exigem determinados hábitos para garantir que elas durem por mais tempo e mantenham a estética adequada. Alguns cuidados são simples, como evitar o roer unhas, escovar bem os dentes e escolher um creme dental adequado. 

Quer saber mais detalhes sobre esse assunto? Acompanhe este post e descubra quais são as indicações de uso de facetas de resina, como elas funcionam, suas qualidades e 4 dicas para aumentar a longevidade dessas facetas. 

Afinal, o que são as facetas de resina?

As facetas são pequenas películas extremamente finas colocadas na frente da estrutura dentária. Ainda, atuam como capas de proteção, trazendo uniformidade aos dentes. Essas facetas têm alta durabilidade e podem perdurar por cerca de 5 a 10 anos.

A principal indicação para a utilização de facetas de resina é melhorar de maneira expressiva a autoestima do paciente. Especialmente aqueles pacientes que sofrem com dentes desalinhados, muito pequenos, quebrados ou manchados. As facetas conseguem trazer a correção desses problemas e, com isso, a pessoa consegue melhorar a estética do sorriso.

As facetas de resina são aplicadas por um procedimento feito no consultório do dentista e exige um bom planejamento. Nessa fase, é possível que o dentista solicite consultas prévias para reparar danos nos dentes antes de aplicar as facetas.

Assim, o dentista pode solicitar até mesmo a realização de um tratamento ortodôntico, a fim de garantir o melhor resultado quando colocadas as facetas de resina. De modo geral, a aplicação das facetas pode ser realizada em uma única sessão. 

Quais são os erros que as facetas de resina conseguem corrigir?

Ao longo da vida, podemos apresentar mudanças consideráveis nos nossos dentes, dependendo de uma alimentação muito pigmentada, é possível ter os dentes manchados. Ainda, o hábito de mastigar alimentos duros pode ocasionar a quebra de parte do dente.

Todos esses defeitos podem ser facilmente corrigidos com o uso das facetas de resina. Mas não somente. As facetas também ajudam os pacientes a fechar pequenos diastemas e defeitos no formato dos dentes. Além disso, as facetas de resina são altamente indicadas para reconstrução de parte dos dentes perdidos pelo ato de bruxismo rigoroso. 

Como escolher a cor das facetas de resina?

As facetas de resina podem ser confeccionadas com as mais diversas tonalidades. Algumas pessoas acabam optando por aquelas que são extremamente brancas. No entanto, na estética odontológica atual, essa escolha não é muito agradável, pois transmite artificialidade.

Desse modo, é possível fazer escolha da cor das facetas que sejam mais próximas de dentes saudáveis. Por isso, na hora de realizar o planejamento, o paciente pode conversar com seu dentista e escolher as opções agradáveis. O dentista pode oferecer amostras das tonalidades e verificar na boca do paciente quais trazem maior naturalidade

É possível corrigir os danos em facetas de resina?

As facetas de resina apresentam um material bastante resistente. No entanto, de acordo com os hábitos do paciente ou até mesmo por um acidente, é possível que elas sofram rachaduras, desgastes ou quebrem. Caso isso aconteça, o reparo das facetas é totalmente possível. Basta recorrer ao dentista e solicitar o procedimento necessário. 

Quais são os cuidados com facetas de resina?

As facetas de resina são bem resistentes. Mas o ideal é ter cuidado com elas. Afinal, o paciente gasta dinheiro toda vez que fizer um reparo em alguma faceta. Para evitar isso e aumentar a longevidade das facetas, separamos 4 dicas importantes. 

1. Evite ao máximo arranhar as facetas 

Colocar objetos na boca e mastigá-los é um hábito bastante comum entre as pessoas. Dentre esses objetos, temos pontas de caneta, materiais de plástico ou metal. Isso acontece, geralmente, quando a pessoa está ansiosa e acaba utilizando esses objetos para morder, tentando se aliviar de um estresse.

Mas essa prática não é recomendada. Uma vez que, esses materiais podem provocar o arranhamento das facetas de resina. Por isso, evite ao máximo praticar esse hábito. Lembrando que as facetas arranhadas acabam comprometendo a estética do sorriso e logo precisam ser trocadas. 

2. Não use produtos de higiene bucal abrasivos

A escovação e uso do fio dental são práticas essenciais para a saúde dentária. No entanto, quando se utiliza facetas de resina é necessário ter mais cuidado. Ainda, não é recomendável utilizar escovas com cerdas duras, pois arranham as facetas.

Também não é recomendável uso de cremes dentais abrasivos, os quais acabam também prejudicando o material das facetas. Por isso, é fundamental utilizar as escovas de cerdas macias e cremes dentais recomendados especialmente pelo seu dentista

3. Não consuma alimentos duros e pigmentados

Alimentos que podem provocar manchas nos dentes também são propensos a manchar as facetas de resina. Da mesma forma, alimentam duros podem lascar e criar rachaduras nas facetas. Nesse sentido, é fundamental ter cuidado na hora da alimentação.

Nesse sentido, evite ingerir vinho, café e outros alimentos que podem manchar os dentes. Ainda, deve haver um cuidado especial pelas pessoas que fumam, pois o cigarro prejudica o material das facetas. 

4. Cuide da saúde das gengivas

Após aplicação de facetas, as gengivas costumam ficar bastante expostas. Por isso, é importante redobrar o cuidado com elas. O acúmulo de alimentos entre as superfícies da faceta e o dente podem gerar proliferação bacteriana.

Se elas evoluem, pode provocar a gengivite. Essa é uma inflamação na região da gengiva que pode comprometer o uso das facetas. Nesse sentido, é imprescindível o uso do fio dental.

Essas foram as informações sobre os cuidados com facetas de resina. Para aplicação dessa técnica, é recomendável escolher um bom dentista que tem experiência nessa área. Profissionais treinados conseguem escolher o melhor material e também a melhor tonalidade para a estética do paciente. 

Quer saber mais novidades para a saúde dos seus dentes? Siga as nossas páginas no FacebookInstagramYouTube e LinkedIn!

Quer receber mais conteúdo como esse de graça?

Cadastre-se para receber nosso conteúdo por e-mail.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

4 Comentários

    Estou em processo de tratamento nesta clínica . Ainda não posso avaliar, pois tem pouco tempo. Mas peço a Deus para que dê certo, pois envolve várias itens nesse processo.

      Olá, Josete, como vai? Agradecemos por compartilhar suas expectativas conosco. Estamos empenhados em proporcionar o melhor cuidado possível durante todo o seu tratamento. Compreendemos que é um processo que envolve vários aspectos, e estamos aqui para oferecer o suporte necessário.

      Se surgirem dúvidas ou se precisar de informações adicionais, não hesite em entrar em contato conosco. A sua saúde bucal é nossa prioridade, e estamos ansiosos para te acompanhar nessa jornada.

      Desejamos que tudo corra da melhor forma possível. Estamos aqui para ajudar em cada etapa do caminho.

    fiz 4 facetas superior na clínica e não gostei não ficou como esperava.
    aguardando o retorno para corrigir e torcer para que os dentes fiquem bons

      Olá, Eliane, como vai? Lamento saber que suas expectativas não foram atendidas neste primeiro momento.
      Recomendo que você converse com o seu dentista, explicando esse seu desejo,
      tenho certeza que irão encontrar a melhor solução para seu tratamento dentário neste retorno.

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.