Agende sua avaliação
aplicação de fluor

Aplicação de flúor nos dentes: conheça sua importância

Tempo de leitura 3 min

A ação de bactérias, que se reproduzem com restos de alimento, é muito prejudicial para a boca. O motivo é que esses micro-organismos produzem um ácido que destrói a camada externa da dentição, chamada esmalte dentário. No entanto, a aplicação de flúor nos dentes é uma técnica poderosa para barrar o efeito nocivo da multiplicação bacteriana e preservar a saúde bucal.

Pensando nisso, nós produzimos este conteúdo para te explicar o que é o flúor, mostrar por que aplicar esse elemento natural na boca, informar como é feito o tratamento e ainda, falar sobre a periodicidade da substância na cavidade oral, sempre sob a orientação de um dentista.

Continue a leitura e aprenda mais sobre esse tema!

O que é o flúor?

Inicialmente, é preciso entender o que é o flúor, um mineral encontrado na crosta da Terra e presente sob várias formas na natureza. Para você ter ideia, alguns alimentos contêm flúor (frutos do mar, fígado bovino, cebola e alho, por exemplo), substância que, no Brasil, também é adicionada à água potável para combater a incidência de cárie na população.

Quais são as funções da aplicação de flúor nos dentes?

O principal motivo para aplicar flúor na boca é que esse elemento fortalece a camada mineralizada da dentição, deixando o esmalte dentário mais forte e resistente à ação das bactérias.

Além disso, o produto ajuda a equilibrar o pH (potencial hidrogeniônico para medir a acidez ou a basicidade de uma solução) da boca, evitando a perda de mineralização com a alimentação muito ácida, seja com a ingestão de suco de laranja, refrigerantes ou vinagre, por exemplo.

Como é feita a aplicação de flúor nos dentes?

A aplicação de flúor na boca é realizada pelo profissional dentista e pode ser feita de maneiras diferentes, desde o bochecho da substância até a colocação de verniz de flúor na arcada dentária.

Também é possível fazer uso de moldeiras com gel fluorificado.

Com que frequência deve ser aplicado flúor nos dentes?

A aplicação de flúor na boca é uma ótima técnica para evitar o desgaste da dentição, a cárie e outras infecções orais.

Por isso, o produto pode ser aplicado a cada 6 meses, desde que haja indicação do dentista nesse sentido.

Por que fazer a aplicação de flúor nos dentes com um dentista capacitado?

O cirurgião-dentista é o único profissional capacitado para examinar, diagnosticar e tratar problemas no sorriso. Por isso, o paciente deve procurar esse especialista a fim de saber se tem indicação para o uso de flúor na dentição.

Caso o dentista recomende esse tipo de tratamento, a pessoa receberá a aplicação de flúor em proporção adequada para proteger a boca de possíveis doenças, com toda a segurança que uma clínica odontológica pode oferecer ao público.

Neste conteúdo, você entendeu o que é e como é realizada a aplicação de flúor nos dentes, um tratamento à base de um elemento natural que ajuda a combater a ação bacteriana na cavidade bucal, protegendo a estrutura dentária de possíveis complicações.

Gostou do texto? Se sim, continue se informando sobre tratamentos que ajudam a manter a sua saúde bucal!

Siga a OdontoCompany nas redes sociais e receba outros materiais exclusivos: Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.