Aplicação de botox no rosto: entenda os cuidados que devem ser tomados!

Tempo de leitura 6 min

Fazer aplicação de botox no rosto é um desejo de homens e mulheres que se incomodam com a falta de elasticidade da pele e dos sinais de envelhecimento. No entanto, é preciso muito cautela para não deixar marcas artificiais e frustrar os pacientes.

Nesse sentido, é importante você escolher um profissional que tenha conhecimento e experiência nessa atuação, conversar abertamente sobre os propósitos dessa aplicação e seguir as recomendações após o uso.

Isso porque os resultados são observados tanto pela injeção nos pontos adequados quanto pelos cuidados que devem ser tomados posteriormente, para evitar consequências clínicas estéticas não previstas.

Quer saber quais são os cuidados na aplicação de botox no rosto? Então, fique por aqui e descubra!

Afinal, como ocorre a aplicação de botox no rosto?

Existem diversos profissionais habilitados a injetar o chamada botox (toxina botulínica) nos vincos da pele, e o dentista é um deles. O processo requer uma análise cuidadosa e a avaliação da quantidade a ser injetada.

No primeiro momento são observadas as linhas faciais de expressão que estão mais acentuadas, tais como a região da testa e da área dos olhos. Também é considerado pelo profissional qual região o paciente mais se queixa esteticamente.

Em seguida, são aplicados volumes do produto em pontos específicos, que disseminarão a toxina botulínica e causarão o bloqueio neuromuscular, deixando a pele menos contrátil e com o aspecto mais jovial e saudável.

A toxina botulínica causa a inibição irreversível da enzima chamada aceticolinesterase. Contudo, organismo vai se adaptando e formando novas sinapses. Por isso, o efeito pode perdurar entre 6 a 12 meses, a depender da gravidade dos vincos da pele da pessoa e da quantidade a ser injetada em cada ponto.

No entanto, é preciso ter cuidado para não ocasionar um possível absorção sistêmica, ainda que em quantidade pequenas, pois pode causar toxicidade nos pacientes além não obter o efeito desejado.

Quais são os cuidados na aplicação de botox no rosto?

Como se diz por aí, o rosto é o cartão postal de uma pessoa e portanto deve ser bem cuidado para não causar problema em sua harmonização. Há quem prefira envelhecer sem procedimentos estético, mas a maioria opta por amenizar algumas linhas de expressão.

Por isso, quando se deseja fazer o botox, é imprescindível escolher um profissional qualificado e experiente no assunto, buscar referências sobre os pacientes que já utilizaram o produto e comparar os custos.

Isso porque algumas pessoas se preocupam demasiadamente com o orçamento e, ás vezes, podem entrar em uma emboscada, visto que muitos profissionais não habilitados oferecem promoções vantajosas financeiramente, mas com produtos falsificados ou com sobras de toxina botulínica de outros pacientes.

Dito isso, outro cuidado fundamental é verificar o local onde ocorrerá a aplicação de botox no rosto. Analise as condições sanitárias mínimas, uso de materiais descartáveis e cuidados durante o manuseio.

Powered by Rock Convert

Quais são as principais orientações após a aplicação de botox ?

Imediatamente após a aplicação, algumas pessoas podem sentir formigamento, ter vermelhidão e coceira no local injetado. Esses sintomas são considerados normais, uma vez que tiveram pequenas incisões que causam um processo inflamatório.

Entretanto, no decorrer das horas é importante se atentar para algumas orientações. Veja!

Não faça exercícios físicos após a aplicação

Fazer exercícios físicos após a aplicação de botox no rosto não é recomendado, pois essa prática aumentará a vascularização do corpo e facilitará a absorção do produto fora do local desejado.

Por isso, além de evitar atividades físicas, é importante manter uma rotina normal, mas sem muitas tarefas, para que o produto fique concentrado apenas no local em que foi injetado e permita a análise dos efeitos estéticos posteriormente.

Evite viagens áreas

Após a aplicação de botox no rosto é contraindicado fazer viagens áereas devido à pressão atmosférica sentida nas alturas, o que pode interferir significativamente no resultado estético esperado.

Desse modo, é fundamental se programar para fazer o procedimento e ficar pelo menos 4 horas na posição vertical, além de observar qualquer reação exacerbada no rosto ou nos membros que pode ser indicativo de toxicidade.

Utilize os medicamentos recomendados

Normalmente, não se recomenda o uso de medicamentos, mas caso surja dor de cabeça, ela é tratável com dipirona e similares. Produtos farmacêuticos à base de aspirina são contraindicados devido ao risco de sangramento.

Também é contraindicado massagear a região que ocorreu a aplicação e utilizar pomadas sem orientação do dentista. Qualquer reação fora do esperado deve ser comunicado imediatamente ao profissional, porém, são raras de acontecer.

Fazer reposição de colágeno

O colágeno é uma substância importante para ajudar a manter a pelo viçosa e bem cuidada, mas seu uso é bem controverso na estética. Enquanto alguns profissionais recomendam a ingestão da cápsula hidrolisada, outros preconizam sua forma injetável.

Por isso, certifique-se com o especialista qual tipo de colágeno mais indicado e como fazer a reposição dessa substância de forma correta para obter resultados satisfatórios e complementares à aplicação de botox no rosto.

Cuidar da dieta

A pessoa que fez uma aplicação de botox no rosto certamente quer manter uma pele saudável, jovial e bonita e, por isso, não pode se descuidar de outros fatores que contribuem para esse resultados positivo.

Sendo assim é aconselhável manter uma dieta rica a base de frutas, verduras, folhagens e legumes, evitar excesso de frituras, refrigerante e outras bebidas adoçadas artificialmente além de praticar exercícios físicos regularmente.

A aplicação de botox no rosto já é uma realidade para a maioria das pessoas. Contudo, é importante procurar locais em que o procedimento é autorizado e executado por profissionais qualificados. Além disso, é crucial seguir as orientações do dentista após o procedimento, manter uma dieta saudável e a mente aberta para novos procedimentos estéticos que garantam jovialidade ao rosto. A Odontocompany, além de contar com profissionais capacitado e dedicados, é a única empresa do Brasil que poder usar a marca botox, sendo um diferencial para quem procura por esse serviço.

Agora que você já sabe onde pode fazer sua aplicação de botox no rosto, curta nossa página no facebook e saiba mais sobre outros assuntos de interesse clínico!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.