Ortodontia

Aparelhos para adultos: descubra qual o melhor para cada profissão

abril 24, 2019
Tempo de leitura 6 min

Quando se trata de ortodontia, muita gente acredita que é um tratamento direcionado somente para crianças e adolescentes. Contudo, todo mundo pode corrigir o posicionamento dos dentes e mordida, ter qualidade de vida e um sorriso mais bonito.

Há diferentes dispositivos, como os aparelhos para adultos, que são mais discretos, indicados para quem não quer usar os fios e arcos metálicos do modelo convencional. Assim, a pessoa realiza o tratamento normalmente sem se preocupar com a mudança na aparência ou com a carreira.

Neste post, vamos mostrar como funciona o tratamento ortodôntico, como é o procedimento para adulto, os tipos de aparelhos e como escolher o melhor para cada profissão. Confira!

Como os aparelhos ortodônticos funcionam?

O tratamento ortodôntico visa corrigir o posicionamento dos dentes e de problemas de mordida. É um procedimento que surpreende pelos resultados, já que o paciente fica com um sorriso harmônico, melhora sua autoestima e consegue mastigar melhor.

Além disso, esse alinhamento previne uma série de problemas bucais, visto que ter dentes encavalados pode atrapalhar a higienização bucal adequada.

Fases do tratamento

Mas você deve estar curioso para saber como tudo isso ocorre. A primeira fase do tratamento tem o objetivo de alinhar e nivelar os dentes que estão mais tortos, girados, na altura errada ou que estão na frente de outros.

A segunda fase visa fechar os diastemas, os espaços entre os dentes. Nessa etapa, o ortodontista usa um fio um pouco mais espesso para conseguir fazer esse fechamento.

Já do meio para o fim do tratamento, é chegada a hora de corrigir a mordida. Há casos de pacientes com a maxila um pouco mais para frente e a mandíbula mais para trás, por exemplo. Assim, é feito o uso de um elástico para conseguir a mordida ideal.

Contenção

A última etapa é a finalização, que consiste em dar estabilidade para todo o trabalho feito até então. O aparelho é removido e o paciente passa a usar uma contenção, que pode ser a placa de Hawley e o Treat por Treat (aparelhos removíveis). Cada caso é um caso, e, assim, há pacientes que vão usar essa contenção por um ano e outros que usam só para dormir.

Na parte superior, por exemplo, utiliza-se uma contenção removível. Na inferior, por sua vez, é inserida uma barrinha na face interna dos dentes. Nesse caso, a maioria das pessoas utiliza por um bom tempo e alguns pacientes até pela vida toda. Aqui, é válido lembrar que utilizar a contenção é fundamental, pois os dentes têm uma tendência fisiológica de retornar às posições anteriores (recidiva).

Quando utilizar um aparelho ortodôntico na fase adulta

É muito comum a realização do tratamento ortodôntico em crianças e jovens, mas e o aparelho para adultos, quando é necessário? São diversas situações para que o procedimento seja realizado.

Há casos em que a pessoa perdeu o dente muito nova e o antagonista — o dente de baixo ou de cima — acaba ocupando o espaço que seria necessário para a colocação de uma prótese. Assim, o aparelho vem ajudar a ajustar um pouco esse dente para ter espaço para inserir uma prótese.

Por esse motivo, cada vez mais adultos e idosos usam o aparelho como uma etapa anterior para a colocação de um implante dentário.

Mas é claro que há também casos de optar pelo aparelho por questões estéticas, apesar de ainda haver um mito de que o aparelho ortodôntico não poderia ser usado em adultos por conta da questão óssea, que não estaria em desenvolvimento como no caso de pacientes mais novos.

É preciso entender que o ortodontista vai acompanhar, na verdade, a quantidade de ossos que o paciente tem, independentemente da idade. Se não houver problemas na radiografia, o procedimento pode ser feito de forma tranquila e segura. Há ainda casos de pacientes novos são contraindicados de usar o aparelho, pois apresentam uma doença periodontal, por exemplo.

A questão é que, em pacientes mais novos, o tratamento tende a ser mais rápido, pois a estrutura óssea está em formação. No paciente adulto, por outro lado, o procedimento é um pouco mais lento, mas é uma diferença muito pequena.

Contudo, o adulto coopera melhor com o tratamento. Assim, passa por todas as consultas de ajustes e é mais cuidadoso com a higienização bucal, o que pode ajudar no melhor andamento de cada etapa.

Como escolher o aparelho ortodôntico para cada profissão?

Os adultos podem utilizar o aparelho ortodôntico sem se preocupar com o impacto que o dispositivo pode trazer à aparência e à carreira.

Isso porque, atualmente, existem diversos modelos de aparelho, sendo alguns bem discretos, ou seja, não ficam destacados no sorriso. Veja a seguir os principais.

  • fixo convencional — é o aparelho metálico, com arcos, fios e bráquetes;

  • autoligável — também é metálico, mas o fio ortodôntico se liga diretamente ao bráquete, assim é mais discreto, pois dispensa as borrachinhas. Tem a vantagem de alinhar os dentes mais rapidamente no início do tratamento. Do meio para o final, funciona como o modelo convencional;

  • estético — tem a mesma estrutura do convencional, mas seus componentes são transparentes, feitos de safira ou porcelana;

  • lingual — funciona como o fixo convencional, porém não aparece, pois é instalado na face interna dos dentes;

  • alinhador transparente — dispositivo produzido por meio de um software, que se encaixa perfeitamente à arcada do paciente. Não aparece no sorriso e é removível.

Nessa lista, os adultos pedem bastante o aparelho estético, pois, ao contrário das crianças que gostam de mostrar o aparelho, eles querem um dispositivo mais discreto, que não apareça ao falar ou sorrir.

Dessa maneira, para pessoas que trabalham com a própria imagem, como atores, cantores, modelos fotográficos e youtubers, ou ainda quem é da área executiva e não quer que a aparência traga prejuízos para sua autoridade, a dica é escolher os modelos que realmente não aparecem — como o estético, lingual ou ainda o alinhador transparente.

Pessoas que trabalham com esportes de alto impacto podem se beneficiar com o aparelho lingual ou alinhador transparente, evitando traumas e machucados na boca por conta do dispositivo aparente.

E então, você conhecia os aparelhos para adultos? A ortodontia é uma área em constante evolução e, assim, trabalha no desenvolvimento de dispositivos mais práticos e discretos, voltados para pessoas de qualquer idade ou profissão.

Quer acompanhar outros assuntos de saúde e estética bucal? É só assinar a nossa newsletter para receber conteúdo atualizado!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário