Agende sua avaliação
afta na gengiva

Descubra 4 formas de como tratar afta na gengiva

Tempo de leitura 3 min
O que você sabe sobre saúde bucal? Venha descobrir!

Você sofre com a dor provocada por uma afta na boca? Fica preocupado com isso? Saiba que a afta é uma inflamação muito comum que acomete pessoas das mais variadas idades. Ainda, gera incômodos dificultando a mastigação e até mesmo a fala. Mas e quando aparece afta na gengiva, como tratar?

Existem várias formas de tratamento, por exemplo, podem ser adotadas algumas medidas caseiras para aliviar a inflamação. Mas se a afta persistir por muito tempo é importante buscar ajuda especializada.

Quer saber mais sobre esse assunto? Acompanhe este post e descubra como a afta na gengiva surge. Em seguida, veja 4 dicas para saber tratá-la.

Como surge a afta na gengiva?

A afta na gengiva pode ser causada por vários motivos. Um deles pode ser por um trauma durante a mastigação ou, então, provocado por uma alergia ou pelo hábito de fumar.

Alterações salivares também são provocadoras da afta. Nesse sentido, é importante considerar a questão da nutrição, pois a deficiência de vitaminas e minerais pode promover o surgimento da afta.

Ainda, é necessário considerar a questão do estresse. Já que pessoas em situação de estresse elevado podem ter afta frequentemente.

Como tratar afta na gengiva?

Agora, confira as dicas para tratar a afta corretamente.

agendamento

1. Faça bochecho de água com sal

A combinação de água morna com sal ajuda bastante na desinflamação da afta. Isso porque, atua como um potente bactericida, retirando as bactérias que causam inflamação no local.

Para tanto, a medida correta é colocar uma colher de sopa de sal em um copo de água morna. Em seguida, realize bochechos durante alguns minutos. Pode ser que seja preciso fazer essa tarefa duas vezes ao dia até que as aftas desapareçam.

2. Fazer gargarejos com leite de magnésia

O leite de magnésia é uma substância que atua contra bactérias e também ajuda na cicatrização da região afetada. Ainda, é facilmente encontrado nas farmácias e pode ser útil para tratar a afta. A dosagem correta é uma colher de leite de magnésia em um copo de água. Em seguida, faça gargarejos.

3. Usar chá preto

O chá preto tem substâncias que ajudam a aliviar a dor e o desconforto causado pela afta. Uma dessas substâncias é o taninos que atua eliminando resíduos e sujeira.

Para preparar o chá preto, basta utilizar um saquinho desse chá para uma xícara de água fervente. Aguarde a temperatura baixar um pouco e, em seguida, aplique o sachê na região da afta.

4. Procure um dentista para o diagnóstico correto

Caso a afta não melhore com o passar dos dias, é recomendado procurar ajuda do dentista. Somente esse especialista consegue fazer um diagnóstico completo e correto. Assim, é possível, por exemplo, verificar se existe algum distúrbio imunológico ou digestivo por trás das aftas.

Essas foram algumas informações sobre como tratar afta na gengiva. Dentre outras dicas, é importante também mudar a alimentação e caprichar na higiene bucal. Isso porque, a afta tende a ser causada por uma alimentação muito ácida e também pela proliferação de bactérias.

Quer ficar por dentro de mais novidades como essas? Não deixe de seguir as nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn!

será que eu preciso de aparelho

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

4 Comentários

  1. Meu dente quebrou na frente é meu último dente ta furado

    1. Olá Ezequiel, como vai? Agende já uma avaliação com um de nossos especialistas na OdontoCompany mais próxima de você clicando aqui e vamos ver o que podemos fazer por você!

  2. Sinto bastante incomodo nos dentes finais dos dentes inferiores que dificultam na hora de mastigar. O que será isso?

    1. Olá Ana Vitória, como vai? Pode ser sensibilidade nos dentes. Agende já seu horário com um de nossos especialistas na OdontoCompany mais próxima de você pelo link https://odontocompany.com/

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.