6 fatores que causam sangramento na gengiva
Foi escovar os dentes ou passar fio dental e viu sangue? Nessa hora, é importante conhecer as 6 principais causas de sangramento na gengiva!
1. Gengivite
É uma inflamação que deixa as gengivas mais vermelhas, doloridas e sangrando. Com uma boa escovação e fazendo uso do fio dental, é possível driblar o problema, caso não haja muito tártaro acumulado.
2. Periodontite
Quando a gengivite não é tratada, pode evoluir para a periodontite. Nesse caso, temos uma infecção, que atinge a gengiva e os ossos que dão sustentação aos dentes. Trata-se de uma doença que exige atenção, ou seja, é preciso procurar o dentista, pois, caso não seja tratada, pode levar à perda do dente.
3. Deficiência de vitamina K
A deficiência nutricional também pode atingir a saúde bucal. No caso da vitamina K, ela é importante para fazer a coagulação sanguínea. Então, quando há falta dela no organismo, um dos sintomas pode ser o sangramento das gengivas.
4. Diabetes
Quem tem diabetes pode sofrer com problemas de coagulação sanguínea e, por isso, apresentar sangramento nas gengivas. Nessa hora, é importante fazer uma escovação com movimentos suaves e usar uma escova mais macia.
5. Muita força na escovação
É um erro comum as pessoas acharem que a higiene bucal será melhor se colocarem força na escovação. Na verdade, o importante é escovar todos os dentes, fazendo movimentos leves com a escova, além de utilizar o fio dental para ter uma limpeza de qualidade.
6. Medicamentos
O sangramento das gengivas pode ser um efeito de alguns medicamentos, que reduzem a produção de saliva, sendo um prato cheio para as bactérias. Portanto, vale conversar com o médico para pensar em alternativas para o medicamento.
Para conhecer a causa do sangramento das gengivas, procure uma clínica odontológica e aproveite para fazer as consultas de prevenção.
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”